Centro de Zoonoses confirma ocorrência de homem picado por ‘Viúva Negra’ em Petrolina

0
(foto: reprodução WhatsApp)

Após circular nas redes sociais a informação de que um morador de Petrolina foi picado por uma aranha, o Nossa Voz conversou com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Graziela Vasconcelos, que confirmou a ocorrência nesta quarta-feira (20).

“Pelo relato da família, é uma aranha da espécie Viúva Negra. (…) Nós já recebemos relatos de acidentes com aranhas, Viúva Negra foi a primeira. Mas é uma aranha que existe na nossa região, existem relatos dela sim, mas não é a aranha de maior preocupação médica. As aranhas marrons são bem mais preocupantes. A Viúva Negra desperta esse medo, esse pavor pelo nome, pela coloração, mas não é das aranhas que nós devemos mais nos preocupar”, pontuou a coordenadora.

Graziela reforçou que não é preciso entrar em pânico, mas alguns cuidados tem que ser tomados já que essa espécie se esconde em sapatos, pneus velhos, embalagens e latas descartadas no lixo. “A gente precisa manter os nossos jardins e quintais sempre limpos, evitando baratas e outro insetos”, recomendou a coordenadora do CCZ, lembrado que também é preciso redobrar a atenção com restos de materiais de construção.

A Viúva Negra é venenosa, tem uma picada intensa e seu veneno atinge o sistema nervoso da vítima. A orientação é buscar atendimento no Hospital Universitário (HU). Se o acidente for com criança, é preciso procurar o Hospital Dom Malan/IMIP. “Se possível, se você matar o animal, levar para que ele seja identificado e que seja aplicado o soro correto”, orientou.