Confraternização da Câmara é marcada por descontração e troca de farpas

0
(foto: Jean Britto/ divulgação Câmara)

Na tarde desta quinta (19), foi realizada a confraternização da Câmara de Vereadores de Petrolina. Durante o encontro, o presidente da casa legislativa, Osório Siqueira fez um balanço das ações do parlamento municipal em 2019.

“A Câmara de Vereadores, apesar das discussões, o que é normal alguns momentos fora do foco da pauta, mas isso faz parte do legislativo. (…) Só pra ter uma ideia, foram quase duas mil reivindicações, entre indicações e requerimentos. (…) Projetos de lei temos quase 30 projetos”, comentou Osório Siqueira.

Mesmo no clima de descontração presente no evento, um fato inusitado ocorria nos bastidores nos bastidores. Segundo informações repassadas por uma fonte, num momento de integração entre vereadores, funcionários da casa e convidados, o filho de um vereador da Câmara foi convidado a tirar foto com o vereador Ronaldo Cancão e teria se negado disparando uma frase pra lá de deselegante.

Cancão ouviu e quis dar a resposta ali mesmo em seu discurso. Mas o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que prestigiou o evento, foi convidado a discursar. Cancão tentou falar antes do chefe do executivo municipal, mas Miguel, percebendo o clima de rolava nos bastidores impediu que o vice presidente da mesa fizesse o uso da palavra.

Depois, quanto todo mundo achou que tinham encerrado os discursos, a vereadora Cristina Costa convocou todos os parlamentares e fraqueou a palavra a todos.

“Quero saudar o prefeito Miguel Coelho e dizer que seja bem vindo. (…) Nós temos o executivo e, principalmente, nós temos o legislativo. E o executivo precisa do apoio do legislativo. Mas o legislativo só vai conseguir chegar lá se ele tiver autonomia”, declarou Cristina Costa, que ainda soltou umas alfinetadas a reforma da previdência feita pela gestão municipal.

Depois da fala de outros vereadores, Alvorlande Cruz pegou o microfone para afirmar que a petista não se preocupasse porque seria ela vice. “Tá tudo certo. A vice é Cristina Costa”, disparou o vereador em tom extrovertido.

Pouco tempo depois, Cristina, porém, não perdeu a chance de rebater e negar tal aliança. “Meu mandato não pertence a mim, pertence ao partido. E qualquer coisa, pra onde Cristina for, quem vai decidir não é A, não é B, não é C. Por ter certeza que há muita luta de ego, muita gente querendo dizer que tem acesso, que tem o respaldo, que tem força, que tem aproximação com a vereadora. Mas só quem tem aproximação com a vereadora é o Partido dos Trabalhadores”, rebateu.

Cancão também saiu em defesa da vereadora, afirmando que ela tem lado e não seria correto insinuar uma mudança de grupo. “Temos que ter responsabilidade. Cristina não é vice de ninguém”.

Em seguida, ele teve sua chance e disparou sua metralhadora sobre o filho de vereador que teria sido deselegante ao se negar a tirar uma foto com o vice-presidente da Casa Plínio Amorim. “Minha humildade, Deus me deu. E eu não vou aceitar filho de vereador querer me humilhar.

Os vereadores presentes também fizeram o uso da palavra, exceto José Batista da Gama, que deixou o evento após o pronunciamento de Cancão.