Secretário destaca ações inovadoras, mas confessa: “Provavelmente a gente não vá atingir os 100% do programa de governo”

0

Questionado sobre alguns pontos presentes no programa de governo do prefeito Miguel Coelho, o secretário de planejamento e gestão, Plínio Amorim, destacou as ações que não foram prometidas durante a campanha de 2016, mas que na sua opinião, deram certo e foram aprovadas pela população. Amorim também rebateu as críticas relacionadas a redução do número de unidades do Nova Semente e revelou a expectativa quanto a reabertura do Matadouro Municipal.

“O Nova Semente até diminuiu em quantidade, mas a educação infantil em Petrolina ampliou o número de matrículas, além de ser 100% gratuita como deve ser, como sempre deveria ser porque a educação pública é gratuita, não pode cobrar absolutamente nada”, alfinetou.

Ainda sobre o setor de educação, o secretário explicou o atraso na reforma da Biblioteca Municipal Cid Carvalho. “A gente entrega até provavelmente março e no máximo em abril

O fluxo financeiro é fruto de um convênio, infelizmente não aconteceu como perspectivado mas está garantida a reforma, a Biblioteca vem climatizada, os recursos estão chegando, ainda não chegou na totalidade, chegou para equipamentos, então o processo licitatório para ares-condicionados estão sendo processados e em breve teremos a nossa biblioteca”.

No plano de governo, também estavam previstas as construções de duas bibliotecas. Ciente do tempo restante desse gestão, Plínio Amorim admite. “É fato e a gente assume isso aqui, provavelmente a gente não vá atingir os 100% do programa de governo porque muita coisa está no planejamento, no desejo. Entre o desejo, entre o querer e o poder há uma distância muito grande. Mas há outras coisas que não constam no programa de governo e que na minha opinião, quase que encantam a população e nessa hora me coloco como um morador de Petrolina que sou há quase 50 anos, por exemplo, as rotatórias. Eu assisti bastante acidentes ao lado daquele posto de combustíveis perto da faculdade (Avenida Cardoso de Sá) e hoje aquilo ali (rotatória) é uma bênção. Os títulos de posse, onde quase 6 mil foram entregues, não estavam no programa de governo. Então estou seguro que a gestão está aprovada e qualificada, mas há problemas para enfrentar e vencer”.

Matadouro

Pronto desde abril, após uma reforma estrutural e aquisição de equipamentos, o Matadouro Municipal segue fechado. Segundo o secretário, a abertura do equipamento depende da aprovação do contrato de Parceria Publico Privado junto ao Tribunal de Contas de Pernambuco. “As obras foram feitas, um convênio que foi celebrado, e uma reforma bastante substancial foi realizada. Na verdade, o Matadouro é para atuar numa PPP e as PPPs para serem implementadas precisam de aprovação do Tribunal de Contas. Toda documentação está lá, há uma perspectiva de receber rapidamente, eu digo nos próximos dias, é o que a gente espera e só vamos avançar, só vamos cumprir essa etapa que no momento não está na nossa dependência”.