Tromba d’água em Sobradinho impressiona internautas

0
(Vídeo: Reprodução Whatsapp)

Está circulando nas redes sociais com perfis de usuários da região o vídeo em que o autor afirma estar observando o Lago de Sobradinho, localizado na cidade baiana. Na publicação, é possível ver um fenômeno meteorológico denominado tromba dágua. Impressionado, o rapaz declara estar vendo um tornado. Errado não está.

De acordo com o o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), “tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente”.

Ainda segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos –CPTEC/INPE, áreas do Nordeste, que inclui as cidades de Juazeiro, Petrolina e região, tem previsão de trovoadas, raios e acúmulos expressivos de chuvas, “com risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.”

No início da tarde deste domingo(26), em Juazeiro, já houve o registro de pancadas de chuva e o céu permanece carregado de nuvens escuras o que indica que mais precipitações estão por vir.