Avenida Deputado Osvaldo Coelho é inaugurada na Tapera

0
Patrícia Coelho Medeiros, Ana Amélia Lemos e Ana Maria Coelho na inauguração da avenida. (foto: Carol Souza/ Nossa Voz)

A noite desta sexta-feira (10) foi de festa para os moradores da Tapera, zona rural de Petrolina. Depois de mais de 30 anos convivendo com ruas de terra, a inauguração da pavimentação de 22 vias foi celebrada ao som de um trio elétrico. Mas a alegria e a saudade caminharam juntas durante a noite. É que um projeto de lei, de autoria do vereador Ronaldo Souza (PTB), homenageou o ex deputado Osvaldo Coelho que semprer teve um carinho especial pela Tapera.

“Osvaldo Coelho foi um realizador de sonhos, de esperança. Essa Vila tem o nome de Timorante, porque muitos que moravam em Timorante vieram morar aqui em busca de oportunidade de trabalho. E Osvaldo foi um impulsionador, um gerador de emprego e renda aqui na Tapera. Osvaldo incentivou a agricultura, levou energia para a Ilha do Coqueiro, fortaleceu a colônia de pescadores. Ele tinha amor à Tapera”, resumiu o vereador.

Representando os filhos do saudoso deputado, conhecido como “O braço forte do Sertão”, Patrícia Coelho Medeiros fez um discurso emocionado e lembrou o quanto a comunidade morava no coração do eterno deputado. “Ele sempre foi um grande amigo da Tapera. Ele tinha um carinho especial pela Tapera. Lutou demais pela estrada, pela escola. Eu fico muito feliz que Miguel [Coelho], agora prefeito, esteja dando continuidade ao trabalho dele. E hoje não estou aqui sozinha representando meu pai. Eu trouxe minhas duas irmãs, Ana Maria e Ana Amélia. Então, ele hoje está aqui representado pelas três filhas”, disse.

Patrícia Coelho falou em nome dos filhos de Osvaldo Coelho. (foto: Carol Souza/Nossa Voz)

Das filhas, Ana Maria assumiu a missão de cuidar da Fazenda Barreiro de Santa Fé e dar continuidade ao trabalho de Doutor Osvaldo na região com a fruticultura. Trabalho que ajudou a transformar a vida de moradores da Tapera como Moisés dos Santos Dias. “Tenho 18 anos que trabalho lá e a experiência que eu tive com ele [Osvaldo Coelho], não foi só uma experiência de patrão e funcionário. Ele tinha uma preocupação com  o funcionário como se fosse um pai. Pra mim foi um segundo pai. (…) Eu trabalhava e estudava com incentivo dele. Então, ele mudou minha vida praticamente 100%. Comecei na empresa como trabalhador rural, me tornei hoje técnico e encarregado, isso porque ele reconheceu em mim um potencial”, contou.

Moisés dos Santos com a esposa e filha na inauguração da avenida. (foto: Carol Souza/Nossa Voz)

Para o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a entrega das obras de pavimentação significa a continuidade do trabalho que a família Coelho desenvolve há décadas no município. “A Tapera esperava isso aqui desde a sua criação, há mais de 30 anos. Não só no acesso, que foi uma luta de Doutor Osvaldo e Tio Nilo e Doutor Geraldo. Mas agora a gente consegue continuar esse trabalho com o deputado federal Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra e o deputado estadual Antonio Coelho”, destacou o gestor lembrando que os recursos para fazer as obras na Tapera também contaram com o trabalho do ex-deputado Guilherme Coelho.

Para Ana Amélia Lemos, ver a Tapera pavimentada é uma alegria. “Assim que eu desci do carro, dois rapazes jovens que disseram: -Que bom vê-la. Doutor Osvaldo era o ‘Pai da Tapera’. E isso me emociona muito, me toca muito, porque os anos vão se passando e meu pai vai se tornando, cada vez mais, uma pessoa inesquecível. Meu pai amava a Tapera. Era o caminho pra fazenda dele, mas meu pai tinha muito carinho pelas pessoas da Tapera. Meu pai trouxe a escola da Tapera. Enfim, essa inauguração das ruas e dessa avenida que leva o nome dele, é um dia de celebração. Eu tenho certeza que meu pai estaria muito feliz. (…) É uma alegria, é uma emoção, é uma saudade. Mas a gente fica contente de ver que tudo está seguindo em frente e melhorando cada vez mais”, comemorou a filha caçula de Osvaldo Coelho.

Nossa Voz na Tapera

Ana Amélia Lemos é diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação. Durante a visita, ela recebeu o carinho dos ouvintes e destacou que a Tapera faz parte da programação do Aniversário de 30 anos da Grande Rio FM.

“Nossa missão é ir onde as pessoas estão. É dar vez e voz a essas pessoas. Neste ano, a gente vai celebrando os 30 anos nesse objetivo. As pessoas nos ouvem, nos escutam. A gente dá o microfone, através do programa Nossa Voz. Mas a gente quer estar junto das pessoas. A gente criou vários projetos, vários eventos como o Invasão dos Bairros. E a gente vai chegar com o Invasão aqui na Tapera, porque a rádio está viva. Está presente. Está em todo lugar. A gente quer abraçar as pessoas e agradecer pela audiência, por preferirem a Grande Rio FM. Porque o que a gente faz é para todos os ouvintes”, finalizou.