Guilherme Coelho diz que fruticultura é serviço essencial e fala dos cuidados com os trabalhadores rurais

0
(foto: reprodução)

O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivado (Abrafrutas), Guilherme Coelho participou do Nossa Voz desta segunda-feira (23). Ele destacou que a fruticultura, carro-chefe da economia do região, é serviço essencial em meio a pandemia de Covid-19.

Para Guilherme Coelho, este não é o momento de economizar na proteção dos trabalhadores do setor. “Nós usamos todos os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). (…) Mas o que nós precisamos agora é ficar mais vigilante a isso”.

Além disso, o ex-prefeito de Petrolina destacou que já estão sendo implantadas ações como a higienização dos ônibus que transportam os trabalhadores, a divisão de turmas nos refeitórios que tem como objetivo proteger a saúde dos trabalhadores rurais do contágio do novo Coronavírus.

O vice-presidente da Abrafrutas disse que está o Sindicato Patronal está em diálogo direto com os sindicatos dos trabalhadores rurais para ajustar as medidas de segurança nas fazendas do Vale. “Nossa região é muito importante pra alimentar com o que tem de mais saudável, que são as frutas. Então, é importante que nos cuidemos dessas pessoas o mais que pudermos. Não podemos fazer conta uma hora dessas”, defendeu Guilherme.

Na mesma linha, a fala do representante da associação reforça o pedido dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais do Vale do São Francisco, solicitando medidas ao novo Coronavírus às autoridades do país, através das Federações e Sindicatos. A carta aberta divulgada ontem (22) foi dirigida aos Governos Federal, de Pernambuco e da Bahia, e aos municípios do Vale.