Santa Maria: Secretário de Saúde descarta flexibilização do comércio

0

Devido a crise da pandemia do novo coronavírus, muitos comerciantes estão sofrendo um grande e amargo prejuízo com o fechamento de boa parte do comércio. Em Santa Maria da Boa Vista até houve intenção de haver uma flexibilização em relação a abertura dos estabelecimentos de forma gradual, no entanto, isso pode ser prorrogado, tendo em vista os casos confirmados no município, e seguindo ainda a orientação do Ministério da Saúde.

Segundo Nelson Eduardo, algumas reuniões foram realizadas para tratar da flexibilização da abertura do comércio, “vínhamos fazendo reunião desde a semana passada, inclusive com o prefeito Humberto Mendes, e com o promotor do nosso município, estava prevendo uma flexibilização de acordo com a necessidade dos comerciantes, mas houve casos positivos e houve recomendação do estado, e do próprio Ministério da Saúde, de que não favorecesse a flexibilização. Todas as cidades que favoreceram a flexibilização comercial se arrependeram amargamente, algumas cidades os casos duplicaram, e em outras até triplicaram, mesmo com todos os cuidados do comerciante para com os seus clientes e funcionários. Então o governo federal, o governo do estado, nos orientou, e nos foi orientado que não fizesse de maneira nenhuma a flexibilização do comércio”.

Nelson pontuou ainda que o procurador estado foi enfático com o mesmo e com o prefeito Humberto Mendes, “o procurador do estado foi enfático com o prefeito e comigo como secretário, em dizer que qualquer tipo de flexibilização onde houvesse um surgimento de casos, nós seríamos responsáveis direto, devendo até ter restrições financeiras, punições, em relação as destinações dos recursos”.

O secretário disse entender o prejuízo dos comerciantes, mas que nos próximos dias pode haver mais rigidez em relação ao comércio, seguindo as novas determinações do estado.

Anderson Guimarães/Nossa Voz