21ª FestCine anuncia filmes selecionados para as mostras competitivas

0
(foto: divulgação Fundarpe)

A 21ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine) anuncia os filmes selecionados para as mostras competitivas. O resultado está disponível no Portal Cultura.PE. Ao todo, 152 trabalhos foram inscritos, dos quais 49 foram escolhidos para a programação. O FestCine é realizado pelo Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, e tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual pernambucana. O evento está marcado para acontecer de 9 a 14 de dezembro, no Cinema São Luiz, no Recife. Clique AQUI e confira o resultado.

Dos 49 selecionados, participam realizadores do litoral ao sertão, representando cidades como Arcoverde, Buíque, Carpina, Caruaru, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Jatobá, Olinda, Orobó, Petrolândia, Petrolina, Recife e Tacaratu.

Os selecionados concorrem a um total de R$ 58,5 mil em premiações, divididas na Mostra Competitiva Geral e na Mostra Competitiva de Formação. Será concedido, ainda, o Troféu Fernando Spencer para os filmes que concorrem na Mostra Competitiva Geral em diversas categorias.

“O FestCine é um grande encontro da cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana, principalmente os que estão iniciando sua carreira, e chega à sua vigésima primeira edição ressalta a força da produção local”, comemora Gilberto Freyre Neto, secretário Estadual de Cultura (Secult-PE).

“Ao longo de sua história, o FestCine representa uma das poucas iniciativas de difusão dos produtos culturais audiovisuais produzidos no estado e foi uma janela de exibição de filmes de cineastas, hoje reconhecidos, como Camilo Cavalcanti, Marcelo Gomes, Antônio Carrilho e Adelina Pontual”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“Especialmente num momento como o que vivemos agora, em que o cinema pernambucano é festejado no mundo inteiro, conquistando público, crítica especializada e prêmios em diversos países, o FestCine confirma sua importância. É preciso e urgente investirmos na formação de novas gerações para o audiovisual do Recife e de Pernambuco”, celebra o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

A Comissão de Seleção para as Mostras Competitivas de Formação e Geral foram compostas pelos profissionais: Luciana Poncioni, Juliana Araújo, Nathalia Mesquita, Hugo Fulco, Djair Freire, Márcio Batista e Hermano Mendes. Clique AQUI e confira os documentos do edital.

Formação
A quinta temporada do Documentando, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, será finalizada durante o FestCine. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 6 de dezembro. Para se inscrever, os interessados devem enviar uma carta de intenção para o e-mail festcinepe@gmail.com, informando nome completo e idade.

 As aulas levarão os participantes a conhecerem todo o processo de realização de um documentário. “Queremos provocá-los a refletir sobre suas vivências e pensar em narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade, identidade, entre outras coisas”, explica Marlom Meirelles.

Ao final de cada oficina, os estudantes produzem um documentário com temática livre, escolhida por meio de exercícios coletivos. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão realizadas de 9 a 13 de dezembro, das 13h30 às 17h, no Espaço Pasárgada.