2ª rodada do Seminário Todos por Pernambuco começa nesta quarta (21) em Petrolina

0
(foto: divulgação)

A segunda rodada da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco começa nesta quarta-feira (21), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e segue até a próxima sexta (23), com eventos em Araripina, Sertão do Araripe, na quinta (22), e em Salgueiro, no Sertão Central. Ao fim das duas primeiras rodadas, todas as seis regiões de desenvolvimento (RDs) localizadas no Sertão do Estado terão sido contempladas com realizações do Seminário.

O Seminário Todos por Pernambuco, criado em 2007, é realizado sempre no primeiro ano da gestão Estadual, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O governador Paulo Câmara convoca grande parte do secretariado para rodar o Estado e escutar as demandas da sociedade. Representantes dos legislativos estadual e municipal também prestigiam os eventos. Na primeira rodada da edição 2019 do Seminário, mais de 4.000 pessoas compareceram aos eventos, realizados em Floresta, Sertão de Itaparica, Arcoverde, Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, Sertão do Pajeú.

Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão, é o responsável por abrir cada um dos seminários, apresentando toda a metodologia de funcionamento, além de mostrar as ações já realizadas pela gestão de Paulo Câmara. As propostas podem ser feitas tanto presencialmente quanto de forma digital, o que aumenta a capacidade do Governo de ouvir a população.

Nesta 4ª edição do Seminário, a grande novidade é a possibilidade da participação digital da população. O site www.participa.pe.gov.br está no ar desde julho e qualquer cidadão de qualquer lugar do estado pode deixar sua proposta ou apoiar alguma sugestão já cadastrada. Nesta plataforma, quase sete mil interações da população já foram registradas até esta terça-feira (20). Nos locais de cada seminário são montadas ilhas de propostas onde gestores governamentais da Seplag orientam os cidadãos que comparecem presencialmente a deixarem suas propostas pelo site.

Todo o material recolhido junto à população será sistematizado pela Seplag e servirá como insumo para a construção do Plano Plurianual (PPA), documento que contém um plano de médio prazo que orientará as ações do Governo de Pernambuco de 2020 a 2023. A terceira e quarta rodadas do Seminário Todos por Pernambuco acontecem em setembro e percorrerão as seis RDs localizadas no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Amanhã, a partir das 08h o governador concede entrevista exclusiva ao Nossa Voz, ao vivo no estúdio da Grande Rio FM.