Açude Tamboril de Ouricuri não corre risco de rompimento, diz consultor da APAC

0
(foto: Adão Marcelino)

Nesta quinta-feira (20), o consultor da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), João Paulo Leitão, tranquilizou a população de Tamboril a respeito das informações sobre a rachadura na parede do açude. A denúncia foi repassada ao Nossa Voz pelo morador Adão Marcelino.

Segundo João Paulo, o açude, que tem capacidade para acumular 28 milhões de m³ de água, está sendo monitorado constantemente. O consultor garante que o açude não corre risco de rompimento neste momento e que as fontes de alimentação dos açudes da região, que são Piauí e Ceará também estão sendo monitoradas.

“O Açude Engenheiro Camacho está com volume hoje de 3 milhões de m³ de água. Muito longe de sua capacidade, a gente está acompanhando diariamente estas chuvas previstas para o Sertão. Acompanhamos também Piauí e Ceará. Portanto, que todos fiquem tranquilos, porque estamos atentos”, informou o consultor.

Sobre a rachadura na parede do Açude, o consultor João Paulo esclareceu que com o tempo a estrutura pode deteriorar. E que também existem vazamentos de filtrações naturais nas barragens e drenagens dessas filtrações, que fazem parte da estrutura da comporta. Além disso, pelo nível de água acumulada até o momento, não há motivos para temer.