Após 20 anos de negociação, Abrafrutas celebra acordo que pôs fim ao imposto de exportação sobre uva

0
Representantes da Abrafrutas participaram do Nossa Voz desta terça (02). (foto: Milena Pacheco/NV)

Nesta terça-feira (02), o Nossa Voz recebeu o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho e o gerente de projetos da Abrafrutas, Jorge Souza para falar sobre o pleito de anos dos produtores de uva do Vale do São Francisco que foi atendido. Um acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia pôs fim ao ‘import duty’ para as uvas de mesas produzidas no Brasil.

O gerente de projetos, Jorge Souza, que esteve em Bruxelas, na Bélgica, durante toda a semana passada, juntamente com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e a Comissão Européia para tratar sobre o acordo, explicou que a negociação não foi fácil. “A ministra relatou a dificuldade para zerar o imposto imediatamente, porque havia uma apreensão muito grande. Mas a uva de mesa foi contemplada com a desgravação imediata. E a manga e as outras frutas serão desgravadas gradativamente. Em 5 a 7 anos os produtores não terão mais que pagar esse imposto à União Europeia”, comemorou Jorge Souza.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Guilherme Coelho, o acordo traz o resultado positivo, já que esse pleito da igualdade de competitividade na exportação de frutas para Europa é antigo. “Essas reuniões para se chegar a esse acordo têm 20 anos. (…) É um absurdo esse imposto, porque os nossos maiores concorrentes, como a África do sul e o Chile, eles exportam uvas sem sementes para a União Europeia e pagam imposto zero”, o ex-deputado destacou que encabeçou a luta em prol dos produtores brasileiros, em especial do Vale do São Francisco.

A proposta inicial era a redução gradativa. “A gente corria o risco desse imposto ir caindo devagar. Pra você ter uma ideia, todas as vezes que ele é cobrado, varia de 8% a 14% do preço da venda. Ou seja, é um imposto muito severo”, destacou Guilherme Coelho.

Programa de exportação do Vale do São Francisco

Os representantes da Abrafrutas vão participar hoje (02) do lançamento de mais uma etapa de trabalhos do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Em Petrolina, o programa atua através de uma parceria com a Facape.

O evento é gratuito e acontece às 19h no auditório da Biblioteca. “Está aberto a todo o público. Àqueles que já exportam, aqueles que pretendem exportar, que querem saber como exportar. Então, todas as empresas, todas as pessoas que querem entender como funciona o processo de exportação podem vir aqui na Facape”, convidou o professor Antônio Trindade.

O objetivo do PEIEX é dar o suporte necessário para empresas que desejam iniciar um processo de exportação de forma planejada e segura. O PEIEX é uma iniciativa vinculada à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil).

O programa oferece orientações sobre a melhor forma de fazer um produto chegar a determinado mercado, como negociar com um comprador internacional, estipular preço, entre outros aspectos necessários para a exportação. O PEIEX pretende, também, ampliar a comercialização internacional no Vale do São Francisco, que já é um polo com vocação exportadora de frutas.

As empresas que desejam participar podem se inscrever pela internet. Para outras informações, basta ligar para o número (87)3866-3209.