Após relatos de ataques de onça a criações; Patrulha Ambiental visita zona rural de Bodocó

0
(foto: divulgação)

Agricultores e criadores de animais bovinos e ovinos da zona rural de Bodocó afirmam que tem uma onça causando prejuízo. Segundo os relatos, os alvos são, principalmente, as criações de ovelhas em algumas fazendas na região dos Sítios Barreira Alta e Mão Esquerda.

O agricultor Manuel Velho disse que não conseguiu pegar um carneiro que estava sendo atacado e confirmou que os restos foram enterrados pelo felino. Para tentar afastar o animal, ele espalhou bombinhas e fogos de artifício no terreno. “Ela pegou mais de 20 aqui. A gente comprova que é uma onça pelas pegadas, a gente conhece. Não quero que mate, mas que tomem as providências”, pediu o criador.

Outras duas fazendas vizinhas também foram alvo dos ataques. Cada uma das propriedades registraram o desaparecimento de, em média, vinte animais.

O assunto vem gerando uma grande repercussão na região. Por isso, órgãos de proteção animal já estiveram no local. A Patrulha Ambiental de Araripina visitou as fazendas que vem registrando os ataques. Marquel Jacob afirmou que conforme relatos dos criadores é possível que a onça esteja mesmo no local atacando as criações.

A Patrulha já acionou Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para visitar a região e tentar solucionar o problema. A organização ambiental descarta a hipótese do animal ter sido solto na região e acredita que tenha vindo de outras áreas.