Após solicitação judicial por parte da Prefeitura de Juazeiro embarcação é retirada da orla da cidade

0
(foto: reprodução)

Nesta sexta-feira (1ª) foi concluída a retirada da embarcação que estava ancorada há anos na Área de Preservação Permanente (APP) na orla da cidade. O processo para retirada contou com notificações e multas lavradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, mas com a não realização foi preciso a Prefeitura Municipal de Juazeiro acionar o Ministério Público para que os responsáveis pudessem cumprir a determinação.

Na última quarta-feira (30) os responsáveis começaram a suspender a embarcação para lançá-la ao Rio São Francisco, mas por um erro de cálculo a embarcação ficou a menos de 2m da água. Uma equipe de fiscalização da prefeitura realizou visita no local e em conversa com os responsáveis pela embarcação foi decidido que até este fim de semana a mesma seria retirada, mas foi concluída nesta sexta.

Com a área livre será possível concluir a obra do Parque Fluvial que teve que ser interrompido no espaço onde a barca estava. Com a retirada, a Secretaria de Obras do município poderá conduzir a construção da pista para ciclovia e caminhada, bem como dar andamento as demais fases do parque.

Para o secretário da SEMAURB, Jadson Barros, a saída da embarcação é um marco para a cidade. “A embarcação estava há anos ancorada e além de proporcionar insegurança para as pessoas que usam a orla para caminhada ou contemplar a beleza do Rio São Francisco, proporcionava ainda um cenário de não beleza contradizendo com o que representa a nossa Orla, as margens do velho Chico. Agora a embarcação voltou para seu lugar de origem. O lugar dela é no Rio”, concluiu.