Bahia confirma 108 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

0
Foto: Michael Schwenk/Fotos Públicas
Foto: Michael Schwenk/Fotos Públicas
Foto: Michael Schwenk/Fotos Públicas
(Foto: Michael Schwenk/Fotos Públicas)

No momento em que são desconhecidas muitas das características da Covid-19, uma das esperanças para conseguir abrandar a sua propagação era o calor. Especulava-se que a aproximação do verão e o aumento da temperatura fossem capazes de diminuir a resistência do vírus e travar a sua propagação.

Fernando Belda, da Organização Meteorológica Mundial e porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (Aemet), em conjunto com a sua equipe, diz ter encontrado os “primeiros indícios de correlação” entre o frio e a propagação da doença na Espanha.

“Estamos observando um padrão: quanto menor a temperatura, maior o dano”, afirmou Balda ao jornal espanhol El País.

Levando-se em conta os antecedentes históricos e o que está ocorrendo no resto do mundo, os pesuisadores defendem que o verão não será suficiente para travar a pandemia.

Cientistas espanhóis da Agência Estatal de Meteorologia e do Instituto de Saúde Carlos III, analisaram a temperatura média de cada comunidade autônoma espanhola durante 14 dias e o número de novas infecções diárias por cada 100 mil habitante ao longo desse período. Belda disse que o padrão se repete ao longo do período estudado, desde o início do confinamento até agora.

Além disso, o estudo também indicou que a umidade do ar pode igualmente influenciar a transmissão da doença. “Altas temperaturas e a elevada umidade reduzem significativamente a transmissão da Covid-19”, revela a pesquisa. (Fonte: Bahia Notícias)