Cabrobó: Decreto de Emergência é renovado, mas prefeitura libera feira e mototáxis

0
Recomendação é o isolamento social em Cabrobó. (foto: Mário Souza/NV)

A Prefeitura de Cabrobó publicou nesta quarta-feira (1º), a prorrogação do decreto para o enfrentamento da emergência em saúde decorrente do Novo Coronavírus. O novo decreto prorroga as medidas restritivas relacionadas a realização de eventos, funcionamento do comércio e de isolamento social por mais 90 dias.

De acordo com o texto, permanecem suspensos eventos culturais, religiosos e comemorativos que promovam aglomeração de mais de 10 pessoas. Nas escolas públicas e particulares, as aulas permanecem suspensas até 30 de abril.

Entre as novidades está a liberação com ressalvas do serviço de mototáxi, que havia sido suspenso. Para voltarem a atuar, os profissionais terão que providenciar a higienização do capacete e demais itens de uso obrigatório, com álcool em gel ou produto equivalente, na presença do cliente e antes do início da corrida. O mototaxista que não obedecer as determinações terá o seu Termo de Permissão suspenso.

Outra alteração em relação aos decretos anteriores diz respeito ao funcionamento da Feira Livre, que além da quarta, também poderá funcionar na segunda-feira, até às 12h, exclusivamente para a comercialização de frutas, verduras e temperos. Os feirantes terão que montar suas barracas de modo que estejam afastadas umas das outras, por quaisquer dos lados, a uma distância de dois metros.

Bares, restaurantes e lojas de material de construção poderão funcionar no sistema de entrega em domicílio. No caso de matérias de construção, ainda será possível a implantação do sistema de coleta. Missas e cultos religiosos permanecem proibidos, para evitara aglomerações.

Comportamento

Apesar das recomendações para a manutenção do isolamento social, o se vê nas ruas da cidade é uma completa negligencia as recomendações das orientações das autoridades. Poucas pessoas dão atenção a distanciamento em filas de bancos ou lotéricas. Não é necessário andar muito, para ver grupos de pessoas reunidas em pleno centro da cidade e em frente a residências nos bairros.

Preocupada com a atitude da população local diante da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde está veiculando um áudio, no qual reconhece a total falta de estrutura para lidar com casos graves da doença. Segundo a gravação, Cabrobó tem uma população estimada em 33 mil habitantes e o Hospital Municipal conta com 49 leitos, sendo apenas um capaz de receber um doente com sintomas graves da Convid-19. Sendo assim a recomendação é ficar em casa.