Cabrobó: Professores realizam manifestações para cobrar salários atrasados

0
(fotos: Mário Souza/Nossa Voz)

Com cerca de 3 meses de salários atrasados, os professores contratados para compor o quadro de profissionais da Secretaria de Educação de Cabrobó realizam desde o início desta semana manifestações para cobrar da gestão municipal o pagamento dos proventos em atraso. Um grupo de educadores resolveu não exercer suas funções até que o prefeito do município, Marcílio Cavalcante (MDB), efetue os pagamentos dos salários.

Durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Cabrobó, realizada na última segunda-feira (16), a professora Elaine Campos pediu ajuda aos parlamentares, na intenção de que eles possam sensibilizar a gestão sobre o débito. Segundo ela, a situação de alguns professores é desesperadora. “Temos filhos, temos contas para pagar, temos amor pelo que fazemos, porém beijos e abraços, não pagam nossas contas. Temos colegas que estão passando necessidade, com energia cortada, com água cortada e não tem de onde tirar”, afirmou.

Na última terça-feira (15) uma comissão de professores contratados, esteve na sede do Ministério Publico em Cabrobó, para levar a demanda ao Promotor Luiz Marcelo Fonseca. O Promotor está analisando a questão, já que o município tem Termo de Ajustamento de Conduta assinado, no qual o gestor se compromete em manter em dia os pagamentos.

Ontem (16) professores que atuam nas comunidades quilombolas de Cruz Dos Riachos, Jatobá e Santana, todas localizadas na zona rural de Cabrobó, emitiram uma carta de repúdio pela irregularidade dos pagamentos o que consideram um descaso com a educação. Durante participação no programa Nossa Voz da Grande Rio FM 100,3, a liderança quilombola Rosimeire Gomes explicou que os professores das comunidades estão avaliando a possibilidade de parar as atividades ate que os pagamentos sejam realizados.

“A lei ela nos garante que podemos permanecer em nosso cargos mesmo que estivermos fora de sala de aula por causa da falta de pagamento. Como povos quilombolas, temos a constituição, também a carta de princípios e as diretrizes da educação que nos assegura o direito de estar onde estamos. Nos temos o direito de estar em nossos territórios atendendo o nosso povo. Vamos nos reunir e decidir se vamos seguir trabalhando ou se vamos aguardar para só voltar as atividades, quando forem efetuados os pagamentos” ressaltou.

Ainda na quarta, os educadores e pais realizaram uma passeata pelas ruas de Cabrobó, visando sensibilizar a população em relação ao quadro de atrasos de salários. No final da manifestação, um grupo de professores foi recebido na sede do executivo municipal, pelo Prefeito e pela Secretaria De Educação Lorena Sampaio

O repórter Toni Ferreira esteve no gabinete do refeito Marcílio Cavalcante, que não gravou entrevista, mas disse que a gestão municipal garantiu que está fazendo esforços para efetuar parte dos pagamentos atrasados até o próximo dia 30 de outubro.