Coordenador municipal do exame diz que cabroboenses perderam interesse pelo Enem 2019

0
Escola Estadual Senador Paulo Guerra, Cabrobó-PE. (Foto: Mário Souza/ Nossa Voz)

O interesse pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem diminuído ao longo dos anos em Cabrobó. Essa foi a constatação expressa pelo coordenador municipal do exame, o professor Elias Severino de Souza, ao conceder entrevista ao nesta quinta-feira (31) ao Programa Nossa Voz da Rádio Grande Rio FM 100,3.

De acordo com o professor os números comprovam o desinteresse local em participar do exame. “Chegamos a ter cerca de três mil alunos, e precisávamos disponibilizar pelo menos dez locais de prova. Nesse ano, temos pouco mais de mil e oitocentas pessoas inscritas para fazer a prova do Enem em Cabrobó. Para isso, vamos destinar apenas sete escolas” ressaltou.

Ao ser questionado sobre os prováveis motivos da redução no quantitativo dos cabroboenses participantes do Enem 2019, Elias disse que os alunos em muitos casos ignoram os vários benefícios que podem ser obtidos com a participação no exame. “Tentamos esclarecer que o resultado do Enem pode ser usado em vários programas de acesso ao ensino técnico e superior, mas, ainda assim, sentimos uma apatia por parte dos estudantes, que chegam a nos dizer que pretendem ficar na roça e não precisam do Enem. Explico que mesmo para trabalhar na roça, hoje em dia, é necessário estudo e conhecimento que dessa forma pode conseguir um vaga num curso técnico e depois de formados ajudar os pais na roça, ás vezes eles param para pensar” explicou.

As provas do Enem acontecem nos próximos domingos 3 e 10 de novembro. Os portões serão abertos as 12h e o acesso ao local da prova será permitido ate ás 13h. Os participantes do Exame devem lembrar que as provas devem ser preenchida com caneta de cor preta, transparente.