Campanha contra febre aftosa em Ouricuri tem procura baixa de criadores

0
(foto: divulgação Adagro)

A campanha de vacinação contra febre aftosa está a passos lentos em Ouricuri. Do início de mês até esta quarta-feira (22), apenas 30% dos criadores do município compareceram a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) para cadastrar o rebanho.

De acordo com o veterinário da Adagro, Ronaldo Bispo, chega a ser preocupante a pouca procura. “Já com todos esses dias, desde o início da campanha ficamos preocupados, pois a procura dos criadores está muito a baixo do esperado”, explicou.

O médico veterinário ainda disse que o índice de imunização pode ser até maior que 30%, já que muitos criadores já podem ter vacinado o rebanho e apenas não fez a declaração na agência. “Mas todos devem comprovar a vacinação durante a campanha”, lembrou.

Essa etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco segue até o dia 31 de maio.

Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água e alimentos.

A preocupação em torno da febre não existe por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.