Canavieiros de Juazeiro aprovam pauta de reivindicações 2020

0

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Juazeiro (STRJ) realizou na manhã desta sexta-feira (07), a assembleia de aprovação de pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2020, com trabalhadores canavieiros de Juazeiro. O debate aconteceu na empresa Agrovale S.A e contou com a participação de mais de mil trabalhadores, além de representantes da CTB e do vereador e sindicalista Agnaldo Meira.   

Entre as principais reivindicações da categoria estão o reajuste salarial de 8%, ajuda de custo de R$ 40,00, cesta básica de R$ 100,00 e PL de 1%. O presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro destacou a importância do movimento sindical se manter unido diante dos desafios que estão sendo impostos a classe trabalhadora. “O movimento exige ainda mais unidade da classe trabalhadora para persistir na luta e a CTB está combatendo as mudanças que estão sendo propostas pelo Governo Federal, que retiram os direitos e colocam os trabalhadores em situação de precariedade”, explicou Carneiro.

“ Estamos vivendo um momento adverso, em que o Governo Federal insiste em retirar os direitos conquistados pela classe trabalhadora. Realizar uma forte campanha garantirá não só a manutenção dos direitos, como também podemos avançar ainda mais”, pontuou o presidente do STRJ, Emerson Mitú.

Os trabalhadores da cana-de-açúcar alcançaram importantes conquistas ao longo dos anos no Vale do São Francisco. O vereador e sindicalista Agnaldo Meira participou de toda essa mobilização e afirmou que a luta pela garantia de direitos é permanente. “Estamos vivendo um cenário desafiador para a classe trabalhadora. Mas isso não nos amedronta, pelo contrário, nos dá mais força para seguir com um trabalho atendo com a nossas bases”, explicou Meira.

A pauta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores. O sindicato notificará a empresa Agrovale S.A a respeito das propostas apresentadas pelos trabalhadores e marcará rodadas de negociação, que estão previstas para acontecer ainda este mês.