Cancão diz que bloqueio da educação foi freio na ‘farra das universidades’

0
(foto: Marcizo Ventura)

Nesta quarta-feira (15) todas as regiões do país promoveram atos de protesto contra o bloqueio de verbas das instituições federais de ensino e contra a reforma da previdência. Trabalhadores da educação, estudantes e integrantes de movimentos sociais ocuparam as ruas para pedir que o Ministério da Educação reveja o bloqueio orçamentário. Mas na terça-feira (14), na Câmara de Vereadores de Petrolina, uma voz defendeu esse “freio de arrumação” do governo.

Para o vereador Ronaldo Cancão (PTB) existe uma “farra das universidades com dinheiro público” pra precisava ser combatida. “As universidades federais do Brasil viraram esquema de corrupção. Na Universidade daqui tinha um médico dois anos pagos pela universidade fazendo um estágio nos Estados Unidos. O Brasil precisava passar a limpo. Eu não tô defendendo o governo do presidente Bolsonaro porque eu não votei nele, mas era necessário um freio de na farra das universidades”, declarou.

A vereadora e professora Cristina Costa (PT) também se posicionou e rebateu as declarações feitas pelo parlamentar. “Onde tiver corrupção tem que ser averiguado. Agora veja qual é o preço e a estratégia de dizer agora que há corrupção nas universidades pra tirar o direito do trabalhador de ter acesso à universidade, de tirar o direito do trabalhador de fazer medicina, de tirar o direito do trabalhador a receber suas bolsas pra fazer suas experiências pra contribuir com a sociedade. Se tem corrupção, porque não pune o corruptor? Não bota o corruptor pra devolver o dinheiro público?”, questionou a vereadora.