Candidatos pagariam até R$10 mil para fraudar concurso da Guarda de Petrolina

0
(foto: Carol Souza/NV)

Nesta segunda-feira (1º) a Polícia Civil apresentou detalhes da Operação Test Failed, que prendeu cinco pessoas por tentativa de fraude no concurso da Guarda Civil de Petrolina. O delegado Gregório Ribeiro, que é um dos responsáveis pela investigação, contou que os trabalhos de investigação começaram em maio.

Segundo as investigações, o “cabeça” do grupo era Dionísio Felipe dos Santos Júnior. Ele foi preso em flagante ontem (30) em casa, no bairro Jatobá 2, com um gabarito respondido que seria enviado aos candidatos que compraram as respostas. “Cada candidato pagaria R$ 10 mil reais quando saísse a lista e eles estivessem aprovados”, explicou Ribeiro.

Um gabarito foi encontrado no casa de Dionísio e Joilton quebrou um celular com a chegada da polícia. (foto: Polícia Civil)

Na casa de Dionísio estava Joilton Feitosa, um policial militar que também foi preso. os compradores do gabarito receberiam as respostas através de aparelhos celulares. “Houve detidos que foram identificados pelo sistema de controle estabelecido pela banca. Um escondido na cueca, com a intenção de receber [as respostas]”, explicou o secretário executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre.

O secretário participou da coletiva para reforçar que não haverá anulação do certame, mas garantiu que as investigações continuam. Além disso, os candidatos que tiverem provas de fraudes, fotos das provas antes do horário permitido, devem encaminhar o material para Polícia Civil para que tudo seja investigado.

Prisões

Além do professor do IF-Sertão, Dionísio e do policial Joilton, foram identificados e presos em flagrante delito os candidatos: Iandra Mailene Dias dos Santos, Wilmario Freire Clementino e Diego Wallsson Paiva da Silva.

Todos foram autuados pelo crime de fraude a concurso público. Todos os candidatos envolvidos serão indiciados e devidamente eliminados do certame.