Central de orgânicos realiza 1ª feira em Petrolina nesta sexta-feira (05)

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Nesta sexta-feira (05) estará aberta ao público a primeira feira da Central de Comercialização de Produtos Orgânicos de Petrolina. No programa Nossa Voz de hoje, a presidente da Associação dos Produtores de Orgânicos (Aprocasf), Alzira Santana destacou a importância do espaço.

“Um produto orgânico pra ser colocado no mercado, ele tem que passar por uma certificação. O produtor vai passar por um processo de conversão da sua terra, do seu solo, do seu manejo do trabalho no campo pra ser um produtor orgânico. É um processo rigoroso”, explicou a presidente da Aprocasf.

Para ser considerado orgânico, o produtor precisa passar por dois tipos de certificações. Uma como associação participativa e outra através de uma auditoria que verifica a inexistência de agrotóxicos. “O consumo tem aumentado porque tem mudado a conscientização da população. O mundo inteiro tem aumentado o número de doenças que vem do agrotóxico e você é aquilo que come. A gente hoje tem que se preocupar com a qualidade de vida”, salientou Alzira Santana.

A feira de orgânicos funcionará nas sextas-feiras, das 16h às 20h e aos domingos, das 6h30 às 12h30. A Central de Orgânicos fica no bairro Areia Branca, perto do Pátio da Feira Livre.