Chapéu de Palha: Moradores de Petrolina denunciam que não receberam seguro

0

Beneficiários do programa Chapéu de Palha buscaram o Nossa Voz para reclamar que não estão conseguindo sacar o benefício. Duas moradoras de Petrolina-PE participaram hoje (25) do programa para denunciar a situação.

Mércia dos Santos Alves, foi uma delas. “Deu tudo certo no cadastro e quando eu fui receber o pagamento, disse que eu não fui beneficiada porque lá tava constando que eu recebia uma pensão. O que é que tem a ver pensão com Chapéu de Palha? E pense numa pensão que eu recebo: R$150 reais dos meninos que eu tenho aqui”. E complementou: “Desde que começou o Chapéu de Palha eu recebo e sempre recebi pensão do meus filhos”, garantiu a moradora do Jardim São Paulo garantindo que outras pessoas estão na mesma situação.

Fracivete Pereira, que mora no Pedro Raimundo, também denunciou o mesmo problema ao Nossa Voz. “Eu fiz o cadastro, deu tudo ok. Eu não consegui sacar. Não tenho benefício nenhum. Meu Bolsa Família está cancelado há mais de 8 meses. Liguei para o Chapéu de Palha e a moça disse que eu tinha que ver porque era algum problema com Bolsa Família. Liguei pro Bolsa Família e disseram que o problema deve ter sido onde fiz o cadastro. Eu não trabalhando, não tenho outro benefício e não consegui sacar”, relatou.

Nós entramos em contato com a coordenação do programa Chapéu de Palha e estamos no aguardo das respostas.

Sobre o programa

O público-alvo do programa são trabalhadores da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador ou tratorista. Para ser beneficiário do programa é preciso ter comprovação em Carteira de Trabalho e possuir o termo de rescisão contratual. Ter idade acima de 18 anos e registro em carteira por no mínimo 30 dias corridos no período correspondente à safra do ano anterior. Possuir vínculo empregatício em Carteira de Trabalho no ato do cadastramento e ser morador do município contemplado. Além disso, apenas um membro de casa família pode ser beneficiado.