Chuva na RMR: Mortes e deslizamentos de barrerias marcam esta quarta (24)

0
(foto: G1)

Desde a madrugada de hoje (24) chuvas atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR). Cinco pessoas morreram, segundo o Corpo de Bombeiros. As mortes registradas na Estrada do Passarinho e em Águas Compridas, em Olinda, e também no bairro de Dois Unidos, no Recife.

De acordo com informações do G1, o temporal já derrubou barreiras e árvores, ocasionou diversos pontos de alagamento. Em Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, as redes municipais de ensino suspenderam as aulas hoje, em todos os turnos. Na rede estadual, o expediente foi suspenso em Olinda e em Paulista. Nos outros municípios, as diretorias das escolas estaduais devem avaliar se os locais estão seguros para receber os estudantes.

No Recife e em Jaboatão dos Guararapes, a rede municipal vai funcionar normalmente. Alguns alunos, no entanto, têm tido dificuldades para chegar às escolas.

Em Jaboatão dos Guararapes, sete barreiras deslizaram. Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido, mas as famílias precisaram deixar suas casas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionado para socorrer feridos, também registrou deslizamento de barreiras no Alto Nova Olinda, em Olinda; na Rua do Bosque, em Paulista, e em Caetés, Abreu e Lima.

No Recife, a Defesa Civil do município informou pouco antes das 8h desta quarta (24) que, em seis horas, foram registrados 101 mm de chuvas. O volume corresponde a oito dias, segundo a média histórica para o mês de julho de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas no Grande Recife e Zona da Mata devem diminuir de intensidade, mas persistem durante todo o dia. Ontem (23), a Agência havia renovado o alerta para chuvas moderadas a fortes nas duas regiões.