Começou o período de defeso no Rio São Francisco, pesca para consumo vai até fevereiro

0
PE - Sao Jose da Coroa Grande - 28/10/2019 - Local - Fomos ate a Divisa entre Pernambuco e Alagoas conferir a situacao dos rios Persinunga e Una sobre oleo chegando no litoral - Rafael Fernando , nesta segunda-feira (28) Foto: Leandro de Santana/ Esp. DP FOTO
(Foto:Leandro de Santana/ Esp)

O defeso da piracema no Rio São Francisco é a época em que os peixes fazem a reprodução e desova. Até 29 de fevereiro de 2020, só é permitido pescar para o consumo. Os pescadores só podem utilizar anzóis para a pesca, mas com algumas restrições.

O limite máximo para pesca é de 5 kg de espécies nativas e mais um exemplar de outras espécies por pescador. O objetivo é deixar a natureza descansar e seguir o ciclo natural. A piracema é a época em que os peixes nadam em direção à nascente para reprodução e desova. Atinge estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe. Aqueles, que desobedecem podem sofrer multa e pode responder por crime ambiental.

A fiscalização é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nesse período do defeso, os pescadores recebem um seguro-desemprego do Governo Federal. O pagamento é de um salário-mínimo. O período do defeso começou nesta sexta-feira (01). (Fonte: G1Petrolina)