Coronavírus: STTAR faz alerta sobre biossegurança dos trabalhadores rurais

0
Presidente do STTAR quer garantir medidas para preservar a saúde dos trabalhadores rurais. (foto: Mirieli Cajuí/GRFM)

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), Leninha Lima, participou do Nossa Voz nesta quarta-feira (18). Na entrevista ela falou da biossegurança dos trabalhadores e pontuou dificuldades enfrentadas pela categoria diante dessa pandemia do novo Coronavírus, o Covid-19.

Segundo Leninha, a preocupação com os trabalhadores é garantia de medidas preventivas contra o coronavírus. “Nesta sexta-feira (20) estamos convocando os delegados sindicais para gente poder discutir e alertar como tem que ser feito isso dentro das empresas”, adiantou.

De acordo com a presidente do STTAR, os trabalhadores rurais são expostos à proliferação do vírus desde o momento que entram no ônibus até às fazendas. “Eles fazem uma lotação de 50 ou mais de 50 pessoas ali juntas e também nos refeitórios, as empresas acima de 100 funcionários termina aglomerando 200, 300 trabalhadores”, alertou Leninha.

Entre as medidas estão: disponibilizar máscaras para os trabalhadores usarem durante o trajeto nos ônibus e também garantir álcool gel. Além disso, Leninha destacou que o sindicato patronal também já está se reunindo internamente para discutir o assunto.

Enquanto isso, o sindicato já provocou o Ministério do Trabalho para atuar e ajudar a entidade na fiscalização. Mas já foi passada a orientação que quem tiver com gripes ou resfriados, comunique ao sindicato e à empresa e não vá ao trabalho.