Interditado: Empresa fabricante de álcool em gel em Ouricuri; Veja resposta da empresa

0
(Foto: Cidinha Medrado/ Nossa Voz)

A empresa Ouricuriense que fabrica produtos de limpeza, inclusive o álcool em gel, ‘Casa Limpa’, foi interditada pela vigilância sanitária de Ouricuri-PE e de Pernambuco.

A vigilância sanitária de Exu não aceitou o produto por que não apresenta em seu rótulo o selo da Anvisa. Em redes sociais, foi divulgado um card mostrando a logomarca da empresa e dizendo que o produto não é confiável.

Já vigilância sanitária de Ouricuri, disse que recolheu o produto das prateleiras e recomendou a população para não utilizar nas mãos, e que a empresa foi interditada mediante pedido de indeferimento de comercialização pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) que é o órgão responsável pelo controle sanitário da produção e comercialização de produtos no estado.

Responsável pelo setor de vigilância do município, Damião Cavalcante, disse que existiam muitas denúncias e que a falta de documentação prejudicou a empresa.
“Nós fomos acionados pela Apevisa e a gente interditou está empresa, são vários questionamentos, como a questão situacional ou eficácia do álcool, não posso explicar com detalhes, só recebemos a determinação da Apevisa a nível de estado, fomos lá para cumprir a lei”, disse Damião.

Os produtos foram recolhidos das prateleiras no comércio de Ouricuri, ele estava sendo vendido por um preço exorbitante entre 16 e 20 reais, Damião orientou à população que não utilizasse o produto em nenhuma parte do corpo.

Resposta da empresa:

A advogada Regina Leandro, disse que a questão e documental, mas que a empresa está apta, inclusive, aprovada pelo setor de vigilância do estado desde 2017, e apresentou o certificado do Conselho Regional de Química. Segundo ela, a empresa está fabricando o produto baseado na resolução 350 da Anvisa, de 20 de março de 2020, publicado no diário oficial da união, que permite de forma temporária e emergencial a fabricação e comercialização das preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais dispostas com álcool 70% p/p e álcool etílico glicerinado 80%.