EPTI e Amupe iniciam agenda para discutir a regulamentação do Transporte Complementar

0
(foto: Anailton Silva)

O Governo do Estado, por meio da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), já estão cumprindo uma agenda de encontros com prefeitos de Pernambuco que irá discutir ações e propostas para a regulamentação do transporte complementar. Os trabalhos começaram ainda na noite do último domingo (8), em Afogados da Ingazeira, e seguem até o próximo dia 17 de setembro.

Na manhã desta segunda-feira (9), a Diretora Presidente da EPTI, Marília Bezerra, e o presidente da Amupe, José Patriota, participaram de reunião em Salgueiro. O encontro reuniu prefeitos, vereadores e representantes dos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Verdejante, Serrita, Cedro, Terra Nova, Mirandiba e São José do Belmonte. À tarde, eles estarão em Serra Talhada, onde participam de uma segunda reunião com prefeitos da região.

“Nosso objetivo é falar sobre o que é o pré-cadastramento do Transporte Complementar, qual a finalidade dele, que é traçar um retrato deste tipo de transporte no Estado, e também ouvir os prefeitos para conhecermos a atividade e o impacto dela em cada um destes municípios para, posteriormente, o Governo do Estado apresentar uma solução de regulamentação. O governador Paulo Câmara está sensível a causa e a ordem é buscar o equilíbrio entre o sistema regular e o complementar sem causar desempregos”, explicou a Presidente da EPTI.

A agenda segue com visitas a Ouricuri, Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Surubim. E na próxima semana, a Palmares e Carpina. As reuniões fazem parte dos trabalhos da Comissão Especial instituída pelo Decreto nº 47.807, de 19 de agosto de 2019, que irá apresentar a proposta de regulamentação do Transporte Complementar no Estado e minimizar os impactos referentes às ultimas alterações do Código de Trânsito Brasileiro, pela lei federal nº 13.855.

Pré-cadastramento
Também está em curso, até o próximo dia 20 de setembro, o Pré-cadastramento do Transporte Complementar, que irá oferecer um estudo com a realidade do segmento em Pernambuco e servir de base para as propostas de regulamentação a serem apresentadas pelo Governo do Estado. Para se cadastrar, basta acessar o endereço eletrônico complementar.epti.pe.gov.br, ou acessar o site da EPTI.