Ex-vereador cita perseguição a igrejas de Petrolina; MP rebate e diz que população é que denuncia poluição sonora

0
(foto: Amanda Delvaux/GRFM)

Nesta segunda-feira (21), um dos assuntos do Nossa Voz foi a polêmica envolvendo o volume dos som dos cultos de algumas igrejas que acabaram virando alvo de Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), que foi provocada pelo Ministério Público de Pernambuco devido a denúncias feitas por moradores vizinhos. O ex-vereador de Petrolina, Jorge Anselmo e alguns ativistas religiosos faz uma denuncia contra o MP-PE e AMMA.

Na última sexta-feira (18), Jorge Ancelmo protocolou junto ao Ministério Público Federal uma representação contra o MPPE e contra a AMMA solicitando o fim de imposições inconstitucionais contra igrejas evangélicas em Petrolina. Além disso, o religioso ainda solicitou ao MP estadual, o fim de notificações contra igrejas e informações dentro da lei sobre porque, segundo ele, esses templos religiosos são alvos da ação enquanto bares, carros de som não são.

Durante a entrevista o Nossa Voz recebeu várias manifestações de ouvintes com diferentes pontos de vistas. Alguns deles chegara, a garantir que algumas igrejas, durante os cultos, fazem mais barulho do que alguns bares e defenderam que os templos evangélicos invistam em isolamento acústico para evitar reclamações da vizinhança.

A promotora de Justiça da Cidadania, Dra. Rosane Cavalcanti, encaminhou nota de esclarecimento sobre o caso. Segundo a promotora, “o Ministério Público quer deixar claro que não existe procedimentos em desfavor de igrejas, estão em curso procedimentos pontuais em que comunidade quem nos procurou, a grande maioria conseguimos conciliar com os representantes das igrejas, restam apenas poucos procedimentos em curso em razão do não cumprimento à lei, e mais, ainda, pela falta de demonstração de amor ao próximo, que fere o princípio fundamental cristão”.

O Nossa Voz também entrou em contato com a assessoria da AMMA e aguarda um posicionamento para divulgá-lo.