Fiéis católicos celebram Festa de Reis nesta segunda (06)

0
(foto: reprodução)

Nesta segunda-feira (6) estão sendo realizadas as celebrações pelo Dia de Reis. A celebração religiosa, uma das mais tradicionais do catolicismo, comemora a visita dos três reis magos, vindos do oriente, ao menino Jesus.

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis” tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.

Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais. (com informações G1)