Filha se forma em Direito para fazer justiça ao pai morto por assassinato em 1996 em Curaçá-BA

0
(Fotos: Divulgação/ Arquivo da família)

A realização do Júri Popular de Adão Gonçalves da Silva esta marcado par dia 27 de agosto em Curaçá-BA, pelo crime de assassinato a pessoa de Jaime Barbosa Soares, no ano de 1996 em Curaçá, com um tiro abaixo do olho direito e fugiu do local por 22 anos.

Janicleia de Souza Soares, filha de Jaime Barbosa, hoje advogada, decidiu que essa história teria tido um rumo bem diferente temendo que esse crime foi mais um a cair no esquecimento. Ela que aos 14 anos, vendo o pai morto de maneira estúpida, decidiu que esse crime não ficaria impune e que a memória de seu Pai Jaime seria respeitada, e que o criminoso que lhe privou do amor paterno teria que pagar pelo crime na justiça.

Janicleia conta que ao se formar em Direito voltou para a cidade e se habilitou como assistente de acusação no processo e junto com o Ministério Público, dessa forma trazendo mais informações ao processo, e foi assim que descobriu que ainda podia ver o assassino de seu pai preso, pois, a lei estava a seu favor, visto que o crime mesmo após 22 anos não havia prescrito, pois, o acusado não teria sido ouvido na justiça, na época.

Com essa informação Janicleia foi a luta e com muita perseverança descobriu que Adão vivia em uma cidade pequena no interior de Goiás, onde foi preso em outubro de 2017 e trazido para Juazeiro em setembro de 2018, onde encontra se custodiado no presídio à disposição da justiça. Adão Gonçalves da Silva confessou o crime ao ser ouvido em 2017.

Janicleia poderá retomar sua vida, que segundo a mesma ficou suspensa por um longo período quando dedicou seus dias a recolher dados e informações necessárias para que a justiça fosse feita. “Foram longos anos, muito trabalho, ligações, viagens até a prisão do assassino. Agora é aguardar a decisão do Júri, que conhece bem a nossa luta e o sofrimento causado com a morte de meu pai. Sinto que agora vou poder levar minha vida normalmente, pois, cumpri minha promessa. Fazer justiça a memória de meu pai”, desabafou.

(Fotos: Divulgação/ Arquivo da família)

Na época Jaime Barbosa Soares deixou viúva Rosalva Antônia de Souza Soares e três filhos menores, Jairo de Souza Soares, Jadson de Souza Soares e Janicleia de Souza Soares. (Por: Lidiane Souza)