Gerente da Sesb-PE detalha tecnologia digital para o combate às arboviroses em Petrolina

0
Em Pernambuco, 762 profissionais de 59 cidades já utilizam o aplicativo e-visit@PE (Foto: Divulgação/ Miva Filho)

A gerente de Vigilância das Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Claudenice Pontes, concedeu entrevista ao programa Nossa Voz nesta segunda-feira (11) falou da importância, expectativa e como a ferramenta digital e-visit@PE, aplicativo em smartphone, vai auxiliar no combate a essas doenças causadas por Aedes aegypti.

“Atualmente, para monitorar essas doenças precisamos esperar que os casos aconteçam, a gente ver onde está acontecendo, qual o município que tá com mais casos, primeiro, a pessoa precisa adoecer. A gente precisava de uma situação que antecedesse a doença, como é que está a situação ambiental, então, os agentes de endemias fazem as visitas casa a casa e tem um diagnóstico, mas eles fazem isso no papel, faz um registro diário que no final de semana, uma sexta-feira, é consolidado para um supervisor que passa para um digitalizador a ser lançado no sistema, com isso, passa muito tempo para ter as informação. Com o smartphone a gente vai colocar essa situação ambienta,l se tem foco, se não tem, como está a condição ambiental que propícia a proliferação dos mosquitos e consequentemente a transmissão das doenças em tempo real. A medida que o agente está visitando, o coordenador do município, ou do estado já está visualizando aquela situação em tempo real”, contou Claudenice.

Pontes falou sobre o final burocrático com o avanço tecnológico. “Os agentes de endemias vão receber os smartphones assim como os supervisores, isso vai melhorar a comunicação entre eles, é sem dúvidas um facilitador para o diagnóstico em tempo real. Antes, os agentes preenchiam os dados no papel, cada agente podia usar até 225 a 250 folhas mês é muita coisa, com o aplicativo vamos otimizar o tempo, sem falar no ganho considerável para o meio ambiente”, disse.

A gerente de Vigilância das Arboviroses pontuo os cuidados para evitar doenças nesse verão. “Os cuidados são redobrados no verão, o que a gente observa é que o mosquito quando adquire vírus vai passando para sua geração de filhotes, a gente tem que entender que todo mosquito pode ter Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika vírus. Com as temperaturas elevadas favorecem a proliferação desses mosquitos, é um período preocupante, e o que a gente vem observando é que os casos vem aumentando”, falou.

Claudenice Pontes reforça. “Todos tem que colaborar, a gente conta com apoio das escolas, os professores devem trabalhar isso em sala de aula, todo mundo em conjunto pode combater, pois o mosquito veio pra ficar”, destacou.

DADOS – Até o último dia 02.11, foram notificados 3.221 casos de dengue na VIII Geres – Petrolina (317 em 2018 / aumento de 916,1%), 370 de chikungunya (44 em 2018 / + 74,9%) e 127 de zika (39 em 2018 / + 225,6%).

Em todo o Estado, são 56.300 notificações de dengue (21.287 em 2018 / ampliação de 164,5%), 7.562 de chikungunya (3.154 em 2018 / + 139,8%) e 3.524 de zika (1.261 em 2018 / + 179,5%).

Os equipamentos foram entregues nesta segunda-feira (11) em um hotel no Centro de Petrolina, 162 smartphones foram entregues para os municípios do Sertão do São Francisco, que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)