Gilmar Santos tece críticas à educação de Petrolina; Aero Cruz garante apuração

0
(fotos: reprodução internet)

Na sessão de ontem (07) na Câmara de Vereadores de Petrolina-PE, o vereador Gilmar Santos (PT) teceu diversas críticas sobre a educação do município. Ele questionou atraso nas obras de dez creches, problemas na merenda escolar, falta de livros, fardamentos e também sobre o Conselho de Educação do município que está inativo há quase um ano e meio.

“O Conselho Municipal de Educação não existe em Petrolina por falta de responsabilidade do executivo, que não mandou esse projeto de recomposição do conselho há quase um ano e meio. Obras paradas das creches são dez. (…) Outro ponto que é escandaloso: as escolas municipais de Petrolina estão sem livros didáticos. Previsão pra esses livros chegarem? Talvez, agosto. (…) Falta fardamento escolar. (…) A merenda escolar, que tinha uma diversidade, este ano está mais empobrecida”, denunciou Gilmar Santos.

Com relação à reclamação sobre a merenda, a vereadora Maria Elena Alencar, que é presidente da Comissão de Educação na Câmara, garantiu que vai ser feita uma fiscalização em algumas escolas do município. “Faz parte das prerrogativas da Comissão ver o que está acontecendo nas escolas também com relação ao cumprimento dos contratos com os fornecedores de merenda escolar. A Comissão de Educação, sem aviso prévio, visite pelo menos umas dez escolas pra que a gente possa produzir um relatório”, garantiu a vereadora.

O líder da bancada da situação na Casa Plínio Amorim, Aero Cruz, respondeu a alguns questionamentos do vereador petista. Sobre a falta de livros, ele disse: “O vereador é professor, ele [Gilmar Santos] sabe que a distribuição do MEC [Ministério da Educação] é através do censo escolar do ano anterior. Então se aumentou o número de alunos, obviamente vai faltar”, justificou.

Aero também comentou sobre o atraso nas obras das dez creches. “De cinco ‘CMEI’s’, houve a licitação. A empresa que ganhou, deu início à obra e depois abandonou. E estamos trabalhando diuturnamente para que haja outra licitação.”

Sobre as denúncias relativas à falta de fardamento e redução de itens da merenda escolar, Aero Cruz garantiu que essas questões vão ser investigadas pelo governo municipal. E, por fim, com relação ao Conselho de Educação, o líder da situação reconheceu a falha e garantiu que a Procuradoria do Município está viabilizando o projeto de recomposição da entidade que, logo, deve ser encaminhado à Câmara de Petrolina.