Governador defende trabalho da Compesa em Petrolina e evita polêmica com prefeitura

0
(Foto: Gleidson Barros/ GRFM)

No Programa Nossa Voz desta quarta-feira (21), o governador de Pernambuco, Paulo câmara falou sobre a atuação da Compesa e responder sobre licitação de uma nova concessionária dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

“A Compesa é uma grande empresa tivemos a capacitada de nos últimos doze anos fazer dela uma empresa que nos orgulha e que cresceu, se profissionalizou, faz investimentos em todas as regiões de Pernambuco, realiza o maior programa em abastecimento de água que já houve na história de Pernambuco seja no agreste ou no sertão”, contou.

Petrolina deu mais um passo em relação a licitação de uma nova concessionária dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto. A minuta do edital foi encaminhada para análise do TCE. A reportagem perguntou ao governador se a Compesa vai concorrer nessa licitação ou haverá contestação desse processo já que o contrato com a prefeitura está vigente até 2037?

“A gente tem uma insegurança jurídica, um processo que está judicializado e vamos continuar trabalhando como sempre fizemos na melhoria do padrão efetivo do abastecimento e do saneamento aqui de Petrolina, é só ver a condição de doze anos atrás e todos avanços, hoje Petrolina tem uma condição de abastecimento e de saneamento bem melhor que maioria das cidades do Brasil, inclusive em recente ranking, ela ficou entre as 25 em cidades com melhor cobertura, então esse trabalho vai continuar a gente sabe que tem essa insegurança jurídica, mas vamos junto à prefeitura e a justiça trabalhar para honrar o contrato que foi assinado lá atrás e que tinha uma previsão de investimento de 115 milhões e esses investimentos já foram todos superados e mesmo assim a agente vai continuar trabalhando, buscando melhorar os serviços”, disse.

De acordo com Paulo Câmara foi lançado duas licitações publicadas hoje (21), “a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da bacia do bairro Dom Avelar que teve um investimento de 19 milhões, como também da bacia do bairro Antônio Cassimiro obra com 10 milhões com todo o material vamos chegar perto de 40 milhões”.

“Temos muito o que fazer, mais temos certeza da construção que ta sendo feita na questão hídrica do estado de pernambuco é um caminho muito bem planejado que possibilita evitar danos maiores, tivemos sete anos consecutivos de seca e mesmo assim os investimentos aconteceram, só aqui em Petrolina quase 200 milhões de reais foram investidos, já estamos dando início a novas licitações para novas obras, então tudo isso está no planejamento bem pensado, a gente quer realmente que a Compesa continue a oferecer e que melhore casa vez mais o abastecimento de água para as cidade”, pontuou.

Na ocasião, o governador falou do possível rompimento da Compesa com o município e se caso ocorra terá obrigação de indenização e quanto seria. “É uma discussão judicial, nos vamos trabalhar para que esse contrato seja mantido e os prazos sejam cumpridos, caso haja alguma interrupção tem que se ver a responsabilidade de cada parte, os investimentos que a Compesa tinha se comprometido com o município foram feitos em valores superiores aos que estavam compactuados”, finalizou Paulo.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)