Guilherme Coelho homenageia Petrolina e cita ações como prefeito do município

0
(foto: Milena Pacheco/ Nossa Voz)

Em homenagem aos 124 anos de Petrolina, o Blog Nossa Voz entrevistou o ex-prefeito do município Sertanejo, Guilherme Cruz de Souza Coelho, que deu sua contribuição para a escalada de desenvolvimento da antiga passagem de Juazeiro e distrito de Santa Maria da Boa Vista.

Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), ex-deputado estadual e federal, Guilherme Coelho, foi gestor de Petrolina por dois mandatos e também vice-prefeito. Ao Nossa Voz, Guilherme relembrou ações promovidas durante os seus mandatos e falou sobre o futuro do município.

O Passado

Visita de José Serra a Petrolina em 2009 (foto: Josélia Maria)

É um sentimento de muita alegria e de dever cumprido. Todos nós amamos nossa cidade e eu procurei dar o meu melhor à cidade. Reuni uma equipe, não tinha tempo, não tinha hora, não tinha canseira. Fizemos dois mandatos que eu considero de sucesso. E deixamos obras e atenção às pessoas.

A obra é importante, mas é importante também ouvir. Eu imagino que eu tenha sido um prefeito que ouvi muito para poder acertar. Quando você ouve o povo, você tem uma probabilidade enorme de acertar. Quando você faz as coisas da sua cabeça, você tem uma probabilidade enorme de errar. Então, eu penso que é um dever cumprido, um mandato limpo, sério, onde deixei marcas em todos os recantos de Petrolina e para todas as pessoas.

Legado

Osvaldo Coelho e Guilherme Coelho com o assessor do senador Nilo Coelho, Luís Carlos, então presidente do Congresso Nacional. (foto: arquivo pessoal)

Eu dou a mesma importância a uma obra grande, de uma obra pequena. Primeiro, nós cuidamos muito, foi um conselho que meu pai Osvaldo Coelho me deu, cuidar muito do sequeiro, do homem, da mulher, da criança do sequeiro. Então, essa questão hídrica, nos debruçamos sobre ela e avançamos bastante, essa questão educacional também. Então, isso foi uma coisa muito importante em todo o interior do município.

Aqui na cidade, nós investimos muito em saneamento. Pense numa obra que eu adorava inaugurar, visitar. Saneamento significa dignidade para as pessoas. E como as obras de mais visualização, aí você vai para o Bodódromo, parte da Orla, Parque Josepha Coelho que a gente contribuiu lá, o Balneário das Pedrinhas, a Porta do Rio, as feiras livres cobertas, são algumas delas que nós fizemos com muito gosto. Levamos muito asfalto, muito calçamento, hoje faz menos para a periferia. Então, nós governamos da periferia para o Centro, isso também é uma coisa que me dá muito orgulho.

Futuro

Guilherme Coelho em 2014, na Festa do Colono. (foto: reprodução Facebook)

Essa Petrolina ninguém sabe onde vai parar. Primeiro que ela tem um povo, que aqui nasceram e que aqui chegaram, há uma torcida pra dar certo, um torcida grande. E essa torcida está num rumo só, de dar certo. E ultimamente tem dado muito certo. Então, eu estou muito confiante de que a cidade está crescendo em termos de tecnologia, tá crescendo em termos de mobilidade, tá crescendo em termos de espaços, tá crescendo em termos do verde. Então, tá tendo qualidade de vida.

Eu estou muito animado com a cidade que eu imagino pra mim, para os meus filhos, pra os meus netos. Eu costumo dizer que Deus um dia me disse, só eu com Ele, que Ele quando foi criar o mundo, ele fechou os olhos, pegou o dedo Dele e disse: Vou botar o meu dedo em cima do melhor lugar do mundo e botou em cima de Petrolina. E é por isso que Petrolina é esse negócio, é abençoada por Deus.

Petrolina 124 anos

Guilherme Coelho ladeado pelo tio Geraldo Coelho e o pai Osvaldo, suas principais referências. (foto: reprodução Facebook)

Já foi o tempo dos governos fazerem tudo. Cade um dê a sua contribuição à cidade e tem muito a dar. Tá na hora de todos olharmos para a nossa cidade. Pra dar aquela contribuição que ele precisa em todos os seguimentos.

É a cidade da esperança, é a cidade de prosperidade, é a cidade das pessoas que chegam aqui de um jeito e hoje estão bem melhores. Eu não conheço uma pessoa que queira voltar para o lugar de onde veio. Todos querem ficar aqui. Então, essa mensagem é de esperança e de contribuição e dever do cidadão com essa cidade.