HDM/IMIP: Presença de mulher com suspeita de Covid-19 sem isolamento total assusta pacientes

0
(foto: reprodução)

No Nossa Voz desta segunda-feira (30) pacientes do Hospital Dom Malan/ IMIP denunciaram um caso suspeito de Covid-19 que não estaria seguindo os orientações de segurança. Segundo a denúncia, uma paciente supeita de Coronavírus estaria em uma sala improvisada, sem a estrutura adequada e sem banheiro exclusivo.

A preocupação é que a suposta paciente sai constantemente desse isolamento para usar o banheiro coletivo. Por isso, o temor das demais mães que são atendidas é que a circulação do vírus na unidade, que é referência para casos de média e alta complexidade, colocaria em risco muitas vidas.

O Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde pra saber qual o posicionamento oficial. Em nota a SES informou que o Hospital Dom Malan reforçou todas as medidas de higiene e segurança, prezando pelo isolamento respiratório de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), indivíduos hospitalizados  que apresentam febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e que apresente dificuldade para respirar. Esse quadro pode ser provocado por vírus, como o da influenza e Covid-19, e bactérias. 

A direção reforçou ainda que entende a inquietação e ansiedade da população diante dessa pandemia, mas reforça que tem feito tudo de acordo com os protocolos estabelecidos e recomendados aos serviços de saúde no momento.