Corpo encontrado em canal do projeto mandacaru em Juazeiro era do leiteiro Valdemar Félix

0
(Foto: Reprodução/ Álbum de Família)

O corpo encontrado ontem (13) no canal do Projeto Mandacaru, era do Sr. Valdemar Martins, de 81 anos de idade (completou no dia 06/07), até os 76 anos trabalhou na entrega do leite, morador do Sitio Alto das Pedras, foi casado durante 50 anos com a dona Maria Madalena dos Anjos Felix e tinha 08 filhos ele morreu vítima de afogamento.

Todas as manhãs logo cedo as mulheres saiam a porta para esperar o Sr. Valdemar do Leite chegar, as crianças também ficavam fascinadas com as histórias e a simpatia do “velho do leite”. O horário da entrega era pontual.

(Foto: Reprodução/ Álbum de Família)

Com jeito simples, Seu Valdemar do Leite cativava as todos. Entregava leite a toda as classes sociais, da lavadeira do Angari ao doutor da Rua XV de Novembro, não tinha quem não se encantasse e comprasse. E assim ia fazendo freguesia, parecia que não fazia da venda do leite um comércio, porque se alguém não tivesse como pagar, também não deixa de levar o líquido nutritivo que fez parte da mesa das famílias juazeirenses.

Seu Valdemar começou a vender leite aos 13 anos de idade, herdou a profissão do pai. Acordava sempre de madrugada para ordenhar as vacas e tirar o leite, e com todo cuidado coava e despejava nos galões dispostos na velha bicicleta para depois seguir pedalando cerca de 20 km por dia.

E assim foram mais de 62 anos fazendo o percurso do projeto Mandacaru I até Juazeiro, voltando a boquinha da noite, para mais uma lida com a vacas, dessa vez as trazendo para o curral, para no dia seguinte fazer o recomeço da jornada. Essa rotina de domingo a domingo em baixo de sol ou de chuva. Com a morte de Seu Valdemar vai a história dos entregadores de leite pelas ruas de Juazeiro. (Com informações de Jairo Dias, sobrinho do Sr. Valdemar)