Humberto Costa é o parlamentar de Pernambuco mais influente nas redes sociais, diz pesquisa

(foto: divulgação)

O senador Humberto Costa (PT) é o parlamentar mais influente de Pernambuco. Pelo menos isso é o que aponta uma pesquisa feita a partir de análises das redes sociais dos políticos. Humberto é o único representante do estado entre os Top20 do ranking FSBinfluênciaCongresso, referente ao último bimestre (agosto/setembro). O senador ocupa a 18ª posição do total de 588 parlamentares listados.

A bancada de Pernambuco ficou em sétimo lugar no ranking geral. No recorte estadual, Humberto Costa é seguido pelo deputado Túlio Gadelha do PDT, que está em 34º lugar e pela deputada Marília Arraes (PT), na 105ª posição.

Apenas cinco deputados e um senador não postaram qualquer conteúdo nas redes sociais em agosto e setembro. Por isso, o ranking inclui 508 deputados e 80 senadores, totalizando 588 parlamentares (ou 99% do atual Congresso Nacional).

Metodologia

O FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores de 1º de agosto a 30 de setembro. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter.

Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.