Infectada com Covid-19 cobra testagem de familiares; Prefeitura explica qual a recomendação

0

Uma paciente com Covid-19 voltou a buscar o Nossa Voz, nesta terça-feira (26), para reclamar da assistência que vem recebendo da Secretaria de Saúde de Petrolina. A moradora do Quati II que está em isolamento domiciliar, junto com a família, cobra a realização de testes no pai e no esposo dela.

“Ontem (25) era pra ter sido feito o teste no meu pai. Não vieram. Minha mãe amanheceu com cansaço e foi atendida na AME”, relatou a ouvinte que não quis se identificar.

Outro problema da paciente é que, assim que foi confirmada a doença, o esposo dela precisou fazer a quarentena. “Já tem oito dias que meu marido está sem trabalhar e ele só volta, se levar o teste pra empresa”, mas até agora a equipe da Secretaria de Saúde não fez a testagem.

Anteriormente, a diretora de Atenção Básica da Prefeitura, Lorena Andrade, explicou ao Nossa Voz que nem sempre a testagem é feita no mesmo dia, mesmo se tratando de moradores da mesma residência, porque o paciente precisa ter mais de 10 dias de sintomas gripais para ser testado, como forma de evitar falsos resultados negativos, uma recomendação do Ministério da Saúde. Ou seja, só são testadas pessoas com sintomas. Como o esposo e o pai da paciente são assintomáticos, não serão testados, mas a Secretaria garantiu que vai fazer uma nova avaliação da família, seguindo as diretrizes do Ministério.