Juazeiro: Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Salite começa dia 20 deste mês

0
(foto: divulgação)

A diversidade produtiva do Vale do Salitre, em Juazeiro, pelo terceiro ano consecutivo vai está à disposição do público durante a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos, que vai acontecer na sede do distrito de Junco no período de 20 a 22 de setembro.

Um atrativo de cores, memória e história local, brisa do Rio Salitre e aconchego natural das mangueiras convida as/os visitantes a conferirem uma variedade de empreendimentos que irão expor e comercializar artesanato, doces, bolos, biscoitos, frutas, verduras e lanches diversos na área central do evento. Ao lado, estarão à disposição caprinos e ovinos, os quais também constituem os sistemas produtivos do Vale.

Uma vasta programação cultural que varia desde a apresentação de artistas locais à roda de São Gonçalo e cordel também atrai famílias salitreiras e da região. Do forró ao rap, a juventude e as pessoas mais velhas podem se divertir nos três dias de evento, com início marcado para às 18h da sexta-feira (20). De sexta à domingo, restaurante com comida regional e bar estarão funcionando para atender o público presente, que nos anos anteriores ficou em torno de 10 mil pessoas.

A realização do evento é de responsabilidade da União das Associações do Vale do Salitre – Uavs em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – Adeap e conta com o apoio de organizações como Irpaa, Carrapicho Virtual, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Central da Caatinga, Adab, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, entre outros.

Potencialidades
Para a presidenta da Uavs, Mineia Clara, esta 3ª edição “nos dá forças para continuarmos lutando em defesa do nosso povo, que com o conhecimento popular e agricultura sustentável nos impulsiona ainda mais na busca de melhorias para aqueles e aquelas que de sol a sol ganham a vida na labuta diária”. Mineia avalia que o formato da Feira é de “um laboratório de experiências”, onde o público deve enxergar as potencialidades locais, inclusive as próprias comunidades salitreiras que por vezes ainda desconhecem tal potencial.

Presente na Feira desde a 1ª edição em 2017, as mulheres do doce de tamarino da comunidade de Baraúna, irão marcar presença mais uma vez. O primeiro ano foi o momento de apresentar o produto, o segundo ano os derivados da fruta aumentaram e foi lançada a marca Sabor do Salitre. Nesta edição, de acordo com uma das integrantes do grupo, Sônia Ribeiro, algumas novidades vão está à disposição do público, a exemplo da bala e licor de tamarino. Para Sônia, foi a partir da feira que “tivemos também a oportunidade de descobrir o verdadeiro valor da agricultura familiar na nossa comunidade,” constatou.

Este ano a Feira inaugura uma prática de homenagens à pessoas do Vale do Salitre, destacando os 100 anos do criador mais velho da comunidade de Junco, José Virgínio, conhecido como Seu Dedé.

Programação:

Sexta-feira (20)
16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;
17h – Acolhida dos expositores e dos empreendedores;
19h – Apresentação cultural – Escola municipal Manoel Nunes Amorim;
19h 30 – Encenação de cordel da comunidade de Baraúna;
20h- Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;
20h às 00h – Show musical – Novo Styllo.

Sábado (21)
07h – Abertura do parque para recepção dos animais;
08h às 22 h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos, comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;
08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro,
14h – Show musical – P1 Rappers;
16h – Drama da comunidade de Curral Novo;
16h 30 – Apresentação cultural – Escola Municipal Manoel Nunes Amorim;
17h – Visita do Prefeito Paulo Bonfim ao evento;
18h – Show musical – Edinho e banda
20h– 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro;
22h às 01h – Show musical – Coroas do Forró

Domingo (22)
07h 30 – Abertura do Parque para visitação;
08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;
09h – Julgamento dos animais, Torneio de Pista e entrega da premiação;
11h – Roda de São Gonçalo e Samba de Veio improvisado;
12h às 15h – Show musical – Paulo Cesar Oliveira;
12h 30 – Encerramento da Feira de Animais;
15h às 19h – Show musical – Maurício do Vanerão