Livro sobre representação das mulheres nordestinas no cinema da década de 80 já está à venda no VSF

0
(foto: divulgação/Chico Egídio)

A obra “Feminismo no cinema brasileiro da década de 1980: a representação das mulheres nordestina nas telas”, da professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Carla Conceição da Silva Paiva já está à venda no Vale do São Francisco. O livro, que é fruto de sua pesquisa de doutorado, realizada durante quatro anos, foi lançando no último sábado (30), no encerramento da Mostra Sesc de Cinema, no Espaço Janela 353, em Petrolina.

O volume de linguagem leve e poética, apresenta a relação das encenações cinematográficas com o movimento feminista através dos filmes Gabriela (1983); Parahyba, mulher-macho (1983); A Hora da estrela (1985) e Luzia-Homem (1987). Segundo a autora, as obras sobre a representação das mulheres no cinema brasileiro eram muito raras e que não existia ainda nenhum tratando especificamente sobre as mulheres nordestinas. Assim, surgiu a vontade de transformar a tese em livro para socializar os conhecimentos com outros públicos, para além das universidades.

Os interessados podem adquirir o livro por apenas R$ 40 no Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), campus da UNEB, em Juazeiro-BA, ou nas redes sociais da professora Carla Paiva (facebook: Carla Paiva e Instagram: @ccspaiva) e ainda pela internet através do site da editora (www.portal.uneb.br/eduneb).  

Sobre a autora
Carla Paiva é formada em Comunicação Social Relações Públicas, com especialização em Relações Públicas, mestrado em Educação, doutorado em Multimeios e aperfeiçoamento em Intensivo de Cinema Digital pela Academia Internacional de Cinema. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação em Jornalismo e no mestrado em Educação, cultura e Territórios Semiáridos.