Médico faz alerta sobre queimaduras no período junino

0
Reprodução Internet

O dia de São João está chegando e no Nordeste é tradição soltar fogos, preparar um farta ceia e acender fogueiras para celebrar o santo mais popular desse período, mas todo cuidado com o fogo é pouco.

José Antonio Bandeira, que é diretor médico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), faz um alerta e orienta as pessoas vítimas de queimaduras por fogos de artifícios. “Lave bem o local com água corrente até que haja o resfriamento da área queimada. Evite usar soluções caseiras que que podem piorar o quadro e propiciar infecções. Evite também estoura as bolhas que ocorrem nas queimaduras de 2° grau, porque elas agem como uma proteção da pele e não deixe de procurar uma emergência onde serão tomadas as medidas necessárias para a rápida recuperação”, alertou.

O especialista reforça que atenção deve ser dobrada para as crianças. “As crianças menores de 5 anos de idade correm mais riscos devido a vários fatores como ter a pele mais fina, tempo de reação, pouca agilidade e principalmente a curiosidade. É necessário tomar alguns cuidados, principalmente no dia a dia”, pontuou.