Ministério da Saúde volta atrás e diz que 1º caso de coronavírus não ocorreu em janeiro no país

0
(Foto: Reprodução)

Após informar que o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil havia ocorrido em janeiro, o Ministério da Saúde corrigiu a data e disse que o registro que estava em investigação ocorreu, na verdade, em 25 de março. A mudança foi informada na tarde desta sexta-feira (3). Em nota, a pasta diz que foi comunicada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais “sobre a conclusão das investigações do possível primeiro caso de Covid-19 no país”.

Segundo o ministério, a data de início dos sintomas foi alterada de 23 de janeiro de 2020 para 25 de março de 2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados, informa.Com isso, a primeira confirmação da Covid-19 no país continua até o momento em 26 de fevereiro, de um paciente atendido em São Paulo e que apresentou sintomas após voltar de uma viagem à Itália.

A informação de que havia um primeiro caso em janeiro havia sido divulgada na quinta (2). De acordo com o ministério, o registro era de uma mulher de 75 anos, de Minas Gerais, e que morreu em decorrência do vírus. O caso teria sido analisado em investigação retrospectiva dos casos.

Questionada sobre a mudança nas datas, a secretaria de Minas Gerais disse que aguarda posicionamento da equipe técnica sobre o ocorrido. (Fonte: Diario de Pernambuco)