Moradores do KM2 marcam reunião para dizer “não” à construção do Pátio do São João no antigo Ceape

0
(foto: reprodução)

Depois que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho anunciou que o novo Pátio Ana das Carrancas será construído na área do Ceape, alguns os moradores do bairro KM 2 estão se mobilizando contra a construção.

Eles enumeram os motivos pelos quais são contrários a pátio ser no KM2. Entre os pontos estão a faixa etária da maioria dos moradores, entre de 65 a 90 anos, a proximidade a área residencial, a insegurança a que os moradores serão expostos e falta de espaço para estacionamento e que, provavelmente, acarretará mais transtornos aos moradores.

Para discutir essa situação, nesta quarta-feira (18), às 19h30, será realizada uma reunião com os moradores do bairro. No encontro, além das reivindicações serem compartilhadas, será feito um abaixo-assinado que deve ser encaminhado a prefeitura de Petrolina. Os moradores querem que o pátio seja construído no bairro Pedra Linda.

Confira o abaixo-assinado dos moradores do KM 2:

Nós, amigos e moradores do Bairro Kilômetro Dois Em Petrolina-PE, viemos através deste documento pleitear a não construção do Pátio de Eventos no antigo terreno do CEAPE por inúmeros motivos que serão descriminados aqui elencados pelos próprios moradores e solicitar a construção do Pátio de eventos no Bairro Pedra Linda, como já havia sido proposto anteriormente.

*O Bairro Kilômetro Dois é um dos bairros mais antigos de Petrolina e justamente por isso é um bairro de maioria de moradores idosos com faixa etária de 65 a 90 anos de idade.

*A maioria das casas é antiga, de muro baixo e não são protegidas por sistema eletrônico de segurança.

*O espaço do antigo CEAPE onde provavelmente querem o pátio de eventos é muito próximo da área residencial.

*Estará submetendo os moradores do bairro à perigo.

*Nesses eventos, quase sempre há muitos roubos a residências e veículos, não se tem como evitar.

*Os transtornos aos moradores do bairro serão inúmeros, e se caso venha a acontecer transtornos aos moradores, provavelmente abre precedência para processos contra a prefeitura.

*Agência Bancária (Caixa Econômica Federal) praticamente dentro do espaço pleiteado para o Pátio de Eventos, com certeza será alvo fácil para roubos.

*Igreja Católica muito próxima também do espaço em questão.

*Não haverá locais suficientes para estacionamentos e provavelmente irão utilizar as ruas residenciais do bairro como estacionamento e consequentemente acarretará mais transtornos aos moradores.

*A maioria dos moradores idosos também estão debilitados pela senilidade e também muitos recebem assistência médica domiciliar, precisam do acompanhamento de cuidadores e que estes tem que estar de sobreaviso no caso de algum transtorno de saúde.

*Além do evento tirar o direito à paz e tranquilidade dos moradores.

*Acreditamos que o espaço em questão é infimamente pequeno para comportar a grandiosidade do evento São João do vale.

*Temos que pensar não só na festa em si, mas nos eventos que acompanham uma festa como essa, estacionamentos, vendedores ambulantes, barracas, camarotes, banheiros, etc e como certeza o espaço não vai comportar.

*Como o bairro é antigo, um dos primeiros bairros de Petrolina, é um bairro que cresceu em volta de uma praça, e os moradores do bairro, principalmente idosos, ainda tem o hábito e costume de sentar nas calçadas como suas cadeiras e tem bons relacionamentos uns com os outros, e que com um evento como esse próximo. Isso se tornará inviável. O evento tirará a paz e a tranquilidade dos moradores, além de os estar submetendo à perigo constante enquanto tiver ocorrendo o evento.

*E é grande a possibilidade de em um evento como esse, de grande porte, de ter roubos, assaltos a transeuntes, pessoas usuárias de bebidas alcoólicas, consequentemente brigas e confusões, o que pode acarretar danos e chegar a atingir as residências dos moradores do bairro, que não tem uma estrutura de segurança adequada.

E a prefeitura?

A coordenadora de Imprensa da Prefeitura, Monyk Arcanjo disse que a gestão municipal está ciente dos possíveis transtornos que podem surgir na região circunvizinha ao futuro pátio de eventos. Por isso, estuda várias possibilidades para reduzir os transtornos, garantiu o reforço na segurança durante o período junino.

Além disso, o pátio que fica próximo ao aeroporto de Petrolina também ficava perto de bairros residenciais e, segundo a coordenadora, nunca houve reclamação em relação a isso. Monyk Arcanjo destacou ainda que o São João do município movimentou, só em 2019, mais de R$ 220 milhões e gerou mais de 20 mil empregos direto e indiretos.