Mostra 14 de Dança chega à oitava edição em Petrolina

0
(foto: Fernando Pereira/divulgação Sesc)

Petrolina se consolida cada vez mais como a capital da dança no Sertão Pernambucano. De 12 a 15 de dezembro a cidade vai sediar a 8ª edição da Mostra 14 de Dança, realizada pela a Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (QQU2) em parceria com o Sesc. 

O evento, considerado um espaço de experimentação e pesquisa da dança contemporânea brasileira, acontecerá no Sesc, no Espaço Cultural Janela 353 e na Ilha do Massangano, com espetáculos de dança, oficinas, rodas de conversa e troca de experiências entre os artistas participantes.

O tema escolhido este ano, “Quando a gente dança o mundo muda de lugar”, aponta a linguagem como importante instrumento de transformação, reunindo durante a Mostra grupos e artistas de Pernambuco, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, que juntos com outros apoiadores tornaram possível a realização do evento. “A QQU2 não teve aprovado nenhum edital para custear a 8ª edição da Mostra, e contou com apoiadores que acreditam na força do movimento da Dança em Petrolina. Desse modo, utiliza este tema para discutir e pensar a Dança como um lugar de convivência e imaginação de mundos possíveis, pois, por intermédio da Dança é possível traçar estratégias de sobrevivência em um mundo em declínio”, revela o coordenador da Mostra, Jailson Lima.

A QQU2 abrirá a programação na quinta-feira (12/12), às 9h, na Sala de Dança do Sesc, com Jogos para Com (vivência) em Grupo. À tarde, a partir das 15h, a programação acontecerá no Espaço Cultural Janela 353, com a Conversa de boca cheia “Quando a gente dança o mundo muda de lugar”, roda de conversa que contará com a participação dos grupos participantes da Mostra. Às 19h, a programação volta ao Sesc, no Teatro Dona Amélia, com os espetáculos Janela para navegar mundos, do Coletivo Trippé; Striptease-Bicho, de Edu O. e AterrÁgua (Ensaio Aberto), da Cia de Dança do Sesc Petrolina. 

Oficinas
Além das apresentações artísticas, que seguem até dia 15, também serão oferecidas a partir do dia 13 as oficinas “A Presença do Ator”, ministrada por Carlos Simioni (Campinas-SP) e “Objetos relacionais como disparadores de movimentos”, com Juliana Moraes (São Paulo-SP). As inscrições podem ser feitas no Sesc Petrolina e o investimento é de R$30. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm desconto e pagam R$15.

Realizada desde 2012 pela Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (QQU2), em homenagem ao bailarino Ailton Marcos que faleceu em 2009, a Mostra celebra o dia de nascimento desse artista, 14 de dezembro, que é considerado um dos precursores da Dança Contemporânea em Petrolina.  Além da parceria com o Sesc Petrolina, a 8ª edição da Mostra 14 de Dança conta com o apoio da TV Grande Rio, Abajur Soluções em Audiovisual, Janela 353 e Café de Bule.