Inclusão: 1º júri simulado de Petrolina com surdos será realizado quinta (25)

0
(foto: Ilustração)

No Nossa Voz desta quarta-feira (24), o promotor de Justiça e coordenador da ação, Fernando Della Latta e vice-presidente da Associação dos Surdos, Carmela Brito e a intérprete de Libras, Maria da Conceição, participaram do programa para adiantar detalhes sobre o primeiro júri simulado realizado em Petrolina, com a presença de pessoas surdas na composição do conselho. O júri será realizado nesta quinta-feira (25), às 7h30, no salão do júri, no Fórum Estadual no município.

O promotor de Justiça Fernando Della Latta falou sobre a iniciativa. (foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

A iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem o objetivo de apresentar e despertar conhecimento sobre a surdez e o entendimento sobre suas questões culturais são pontos importantes no fortalecimento da inclusão dessas pessoas em todos os setores da sociedade. “Essa inclusão, não só do surdo com a possibilidade dele ser jurado, mas também do intérprete trabalhar como auxiliar do juiz”, exemplificou Fernando Della Latta.

Na simulação participam dois surdos e três intérpretes de libras serão responsáveis pela tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LBS). “Nós lutamos muito por acessibilidade em todos os espaços e a gente sabe que não é uma luta fácil. (…) é um projeto que a gente abraça com muita gratidão, com muito orgulho, é um desafio mesmo”, destacou a vice-presidente da Associação dos Surdos, Carmela Brito.

E a inclusão já começou durante o Nossa Voz. Na nossa transmissão do programa pelo FaceBook, a intérprete de Libras, Maria da Conceição traduziu toda entrevista. Confira o trecho da entrevista no vídeo abaixo.

(vídeo: Milena Pacheco/Nossa Voz)