MPPE reúne entidades para debater soluções aos problemas do transporte escolar em Pernambuco

0
O MPPE iniciará parceria com órgãos competentes para organizar um período de fiscalizações nos municípios, a partir das solicitações dos promotores de Justiça. (Foto: Reprodução/ MPPE)

A baixa frequência na realização das vistorias do transporte escolar no Estado de Pernambuco tem preocupado o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Dessa forma o Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Direito Humano à Educação (Caop Educação) reuniu-se, nesta segunda-feira (12), com representantes de órgãos ligados a operações de fiscalização de veículos e transportes.

A reunião teve como principal objetivo articular os órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte escolar, pois muitos municípios não estão encaminhando os veículos que realizam o transporte escolar para as vistorias obrigatórias. A ideia é formular ações educativas que possam ser realizadas com a cooperação do Detran, estas campanhas terão o apoio da União Nacional Dirigentes Municipais Educação de Pernambuco (Undime) e da Gerência de Articulação Municipal da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

A ideia é formular ação educativa que possa ser realizada com a cooperação dos municípios e apoio da União Nacional Dirigentes Municipais Educação de Pernambuco (Undime) e da Secretaria de Articulação Municipal do Estado de Pernambuco.

Outro propósito da articulação é realizar o planejamento e ações direcionadas, definindo as datas das fiscalizações e a maneira como elas serão realizadas. Outro ponto discutido foi a possibilidade de ampliar as datas e horários das vistorias. O Caop Educação fará a articulação da rede, recebendo as demandas das Promotorias de Justiça para assim iniciar as fiscalizações.

Participaram da reunião o coordenador do Centro de apoio às Promotorias de Defesa do Direito Humano à Educação, Sérgio Souto; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária de Pernambuco, Reginaldo Pereira de Oliveira Filho; o presidente da Undime, Natanael José da Silva; o gerente de Articulação Municipal, Sinésio Filho; o chefe de Operações da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Felipe Ranier; o chefe de Operações do Detran-PE, Domingos Ferreira; a gerente de Atendimento do Detran-PE, Ana Teresa Vieira; e o chefe de Controle da Unidade de Táxis Coletivos do Detran-PE, Edson Moura do Nascimento. (Fonte: MPPE)