No Dia do Voluntário, integrante do MCC fala sobre a luta contra o câncer no Vale do São Francisco

0
(foto: Carol Souza/Nossa Voz)

Nesta quarta-feira (28) no Brasil é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, instituído através da Lei nº 7.352, em 1985. Pra falar sobre esse tipo de iniciativa solidária, o Nossa Voz conversou com a voluntária do  Movimento de Combate ao Câncer (MCC), Esmelinda Ribeiro.

O MCC foi criado no ano 2000 com a meta de auxiliar no tratamento de pessoas com câncer. A entidade, sem fins lucrativos, e importante parceiro da APAMI, subsidia parte dos medicamentos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O tratamento, além dos remédios específicos para o câncer, tem outras doenças que advém do próprio tratamento e todos esses remédios a gente faz doação pelo MCC.

Para dar continuidade ao trabalho o grupo conta, durante todo o ano, com o apoio dos voluntários. ” Somos um grupo de cerca de 50 voluntárias. Nós trabalhamos de segunda a quinta-feira pela manhã, produzindo material pra vender. São bordados, costuras, artesanatos que a gente vendo durante o ano pra reverter esse dinheiro em medicamentos. Mas a necessidade foi crescendo e hoje o Hospital Dom Tomás atende mais de 17 cidades”, destacou Esmelinda.

Além da produção de materiais dos voluntários, uma das suas maiores fontes de receita do MCC é o Forró do Beco, festa anual para arrecadação de recursos. É através da instituição que famílias são assistidas e têm garantido parte dos medicamentos, não ofertados pelo SUS para o tratamento oncológico realizado pela APAMI através do Centro de Oncologia Dr. Muccini.

Para a voluntária, ajudar é sempre a melhor opção. “É uma escolha. Mas quem está dentro de um voluntariado, engajado, sabe que isso faz muito mais bem a quem ajuda do que o bem que você está fazendo ao outro. Você se sente realizado, feliz”, comentou Esmelinda.

Para ser voluntário e obter mais informações sobre o trabalho do MCC de Petrolina bastar entrar em contato pelo telefone (87) 3862-2185 ou visitar a sede que fica na Rua da Piedade, 174, no bairro Gercino Coelho.