Novas regras da CNH começam a valer a partir de hoje (16)

0
Brasília - A nova Carteira de Habilitação (CNH) com o QR Code já implementado foi apresentada hoje (José Cruz/Agência Brasil)
(foto: José Cruz/Agência Brasil)

Começa a valer a partir desta segunda-feira (16) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi publicada no Diário Oficial da União em 17 de julho.

As principais mudanças são o fim da obrigatoriedade do simulador de direção e a redução em 20% da carga horária mínima para a categoria ‘B’, que permite conduzir veículos de até oito lugares. Além disso, haverá a diminuição de 80% na carga horária das aulas noturnas, que passam de cinco horas para apenas uma.

Tembém houve modificação nas aulas práticas noturnas e carga horária para obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotores. As regras determinam que sejam feitas no mínimo 20 horas de aulas, sendo pelo menos uma delas para as categorias A (motos), e (carros).

Os condutores de categoria B podem optar por fazer até cinco horas em simulador antes das aulas práticas na rua, mas só se o equipamento estiver disponível na Autoescola. Os motoristas que desejarem acrescentar outra categoria vão precisar de pelo menos 15 horas de aulas, com uma noturna.