Novo Centro POP é inaugurado em Petrolina para ampliar assistência a moradores de rua

(foto: divulgação PMP)

Atuando no acolhimento de pessoas em situação de rua, o Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), em Petrolina, ganhará um novo espaço para receber seu público. O local, que tem capacidade de atender mais de 180 pessoas por dia, será inaugurado nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Miguel Coelho, às 18h.

O Centro Pop que atualmente funciona na Rua Padre Fraga, no centro da cidade, passará a funcionar na Rua 14, S/N no bairro Jardim São Paulo. Com um investimento de mais de R$ 500 mil através de verba do Governo Federal, a obra encontrava-se parada e foi retomada pela gestão do prefeito Miguel Coelho. O novo prédio conta com uma estrutura melhor e mais ampla, permitindo maior conforto para as pessoas que utilizam o equipamento. São 290 metros de área construída, com recepção, sala de tv, vestiários, refeitório e salas de atendimento com psicólogo e assistente social.  

O equipamento é gerenciado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). De acordo com o titular da pasta, Jorge Assunção, o novo local garante um atendimento com maior eficiência. “Com o novo Centro Pop, nossa equipe conseguirá atender um maior número de pessoas em situação de rua garantindo dignidade e eficiência. Aqui as pessoas em situação de rua recebem o preconizado pelo Sistema Único de Assistência Social e têm um espaço que os auxilia em suas necessidades”, destaca.

No Centro Pop, que funciona das 7h às 17h, as pessoas em situação de rua podem receber serviços de assistência social, além da oferta de café da manhã, almoço e sopa. O local também possui espaço para que as pessoas lavem roupas e tomem banho.

O equipamento ainda oferece cursos de artesanato, reciclagem, além de orientação sobre retirada de documentos pessoais. Os usuários também podem realizar o cadastramento para o programa Bolsa Família e receber orientação para a recuperação de dependentes químicos, caso seja necessário.